Home Notícias Manaus Forte vendaval destrói telhados, derruba árvores e temporal causa alagamentos em Manaus

Forte vendaval destrói telhados, derruba árvores e temporal causa alagamentos em Manaus

1 minutos lido
245

No início da tarde desta segunda-feira (26/4) uma forte ventania destuiu telhados surpreendendo moradores do Viver Melhor, localizado na zona norte de Manaus. Algumas pessoas chegaram a cogitar que se tratava de um mini tornado, ou mesmo um ciclone, por conta do movimento circular que as telhas ficaram no ar.

Quedas de árvores e alagamentos também foram registrados em diversas zonas da capital amazonense.

Forte vendaval destrói telhados, derruba árvores e temporal causa alagamentos em Manaus – Imagem: Divulgação

Ciclone – refere-se a um movimento de ar giratório que se apresenta em uma grande área, envolvendo centenas de quilômetros. Costuma apresentar ventos com velocidades iguais ou superiores a 120 km/h e é bastante destrutivo, pois atinge um grande número de áreas.

Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais. O grau de destruição do tornado, nos pontos onde passa, é até maior que o do ciclone, porém atinge uma área mais restrita.

Uma boa maneira de compreender a diferença entre ciclone e tornado é imaginar que um ciclone não pode ser visto a olho nu de forma que o observador contemple toda a sua extensão, pois isso só é possível com imagens de satélite. Afinal, ele pode alcançar os 1500 km de diâmetro. Por outro lado, os tornados são perfeitamente visíveis diretamente, uma vez que seu diâmetro não costuma ultrapassar os 2 km.

Diversos vídeos, que registraram o momento da ventania, estão sendo compartilhados nas redes sociais. Confira:

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Prefeitura de Manaus alerta contribuintes sobre falsos e-mails de cobranças

Após contribuintes informarem que receberam e-mails para cobrar impostos municipais, a Pre…