Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 30 de novembro de 2022

Manaus

Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participam da 16ª Semana do Controle Social

Publicado

no

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da zona Oeste da capital participaram, nesta sexta-feira, 18/11, no auditório Isabel do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, do segundo dia de programação da 16ª Semana do Controle Social.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quinta-feira, dia 17, reunindo no primeiro dia representantes do controle social da zona Sul de Manaus.

Segundo o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Souza, a Semana do Controle Social é realizada anualmente como forma de fortalecer o trabalho dos conselheiros municipais e locais de saúde e também para comemorar o aniversário do CMS/Manaus, criado no dia 11 de junho de 1991.

“Cada dia de programação reúne conselheiros que atuam nos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Contamos com a presença dos gestores, trabalhadores e, principalmente, usuários do SUS que estão participando de uma série de palestras. Esperamos que todos possam assimilar os temas abordados e multiplicar as informações nas comunidades”, afirmou Lindomar.

Publicidade

Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participam da 16ª Semana do Controle Social- Imagem: Divulgação

Zona Oeste

A zona Oeste de Manaus conta com 16 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), compostos por representantes de gestores, de trabalhadores e de usuários.

“A realização da Semana do Controle Social representa um espaço de encontro dos conselheiros, quando podem debater questões importantes que são vivenciadas pela população de Manaus. E todos, gestores, trabalhadores e usuários, podem contribuir de forma integrada com a comunidade”, destacou a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Maria do Socorro Furtado Soares.

Para Maria Francisca Couto de Freitas, que atua de forma voluntária como conselheira local na UBS Luiz Montenegro, no bairro Lírio do Vale, a programação anual é mais uma oportunidade para a integração dos conselheiros de saúde.

“Atuo como conselheira de saúde desde 2020 e é a segunda vez que participo da Semana do Controle Social. A programação é muito importante, porque podemos esclarecer dúvidas e obter mais informações para repassar na comunidade, além de ser um momento de troca de experiências”, afirmou Maria Francisca.

Temas

Durante a programação da 16ª Semana do Controle Social, estão sendo abordados temas como “Doenças reemergentes: poliomielite e sarampo”, “Doenças emergentes: MonkeyPox”, “Importância do controle social na melhoria do SUS”, “Sistema DigiSUS – Gestor Módulo Planejamento”, “Violência Obstétrica na Região Norte” e “Malária”.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa e conselheiro representando o segmento da gestão, médico Djalma Coelho, destacou que a programação é também uma forma de promover o engajamento dos conselheiros para que possam orientar a população sobre a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde.

Publicidade

“A Semana do Controle Social é um espaço que gestores, trabalhadores e usuários do SUS têm para discutir os problemas existentes no município de Manaus e em nível local nas UBSs. Todos os conselheiros têm papel fundamental em fazer com que a população tenha maior engajamento nas ações de controle de doenças como poliomielite e sarampo, que podem ser prevenidas com a vacinação, e, por exemplo, na prevenção ou detecção precoce de novos casos de câncer de colo de útero. A gestão da Semsa valoriza muito o envolvimento dos conselheiros na discussão de políticas públicas e na busca de soluções para os problemas existentes”, afirmou Djalma Coelho.

A programação segue até dia 23/11 com o envolvimento de gestores, trabalhadores e usuários do SUS da zona Norte (7h30 às 11h30) e da zona Leste (13h30 às 17h30). O encerramento será no dia 25/11 e terá como público-alvo os representantes do controle social do Disa Rural.

Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participam da 16ª Semana do Controle Social- Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Asfalta Amazonas

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações