Home Notícias Amazonas Governador Wilson Lima é a maior surpresa em nova pesquisa eleitoral no AM

Governador Wilson Lima é a maior surpresa em nova pesquisa eleitoral no AM

3 minutos o tempo de leitura
1,307

Nesta terça-feira (8), a empresa Perspectiva Mercado e Opinião divulgou a sua mais recente pesquisa eleitoral no Amazonas e a primeira do ano. A pesquisa analisou o cenário eleitoral para Governador do Amazonas, Senador e Presidente da República. Dentre os analisados, a principal surpresa dessa pesquisa é o salto do governador Wilson Lima que aparecia constantemente em 3º lugar e agora já aparece em segundo superando o senador Eduardo Braga com quem trava uma disputa para o segundo turno contra o ex-governador Amazonino Mendes.

A pesquisa ouviu 3.600 pessoas, sendo 1990 da capital Manaus e 1610 no interior. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 98,4%. A pesquisa foi realizada de 23 de fevereiro a 4 de março e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº AM-00400/2022.

Presidência

Na corrida para o Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula lidera com 37,5% das intenções de voto. Na cola está o presidente Bolsonaro com 36,8% dos votos.  Em 3º está o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) com 6,6% , seguido por  Ciro Gomes (PDT)  com 4,4% e João Doria (PSDB) com 1,2%; Já Simone Tebet (MDB) aparece com 1% enquanto André Janones (Avante) e outros têm 1,1%.  Brancos e nulos têm 6% e não sabem responder, 5,1%.

Esse recorte fica ainda mais interessante porque em 2018 no primeiro turno Jair Bolsonaro teve no Estado do Amazonas 43,48% dos votos enquanto Fernando Haddad obteve 40,3%. Agora que é o Lula, o petista recupera a vantagem pra cima do mandatário.

Na simulação de um segundo turno entre os candidatos, Lula venceria Bolsonaro por 44,2% contra 41,5%. Em um cenário com Moro, Lula venceria por 44% contra 30%. Em um segundo turno entre Bolsonaro e Moro, o Bolsonaro ganharia por 41,6% contra 28,2%.

 

Senado Federal

Na corrida pelo Senado continua tudo igual. Aparentemente a disputa mais severa pela vaga ficará entre o atual senador Omar Aziz (PSD) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB). Aziz apareceu com 24,7% enquanto Arthur estava com 23,9%. O ex-superintendente da SUFRAMA e porta voz do presidente no Amazonas Coronel Menezes tem 14% das intenções de voto e o ex-deputado estadual e vereador Chico Preto (Avante) tem 10,7% . O ex-deputado Luiz Castro (PDT), que na última bateu na trave, aparece em último com 5,7%. Os votos brancos e nulos somam 14,7% e Não sabem responder, 6,3%.

 

Governo do Amazonas

A maior mudança aconteceu para a corrida do Governo do Estado. Amazonino que perdeu as últimas duas eleições, como sempre lidera as intenções de voto em primeiro turno pois possui um eleitorado muito fiel aos ideais do “Negão” desde quando ele tinha saúde. Amazonino aparece com 33,4%. O atual governador Wilson Lima, que ocupava o terceiro lugar em pesquisa anterior, agora é o segundo colocado, com 22,5% dos votos. O senador Eduardo Braga que tem travado uma briga ferrenha com Ronaldo Tiradentes agora é o terceiro com 18,6%, seguido pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 6,3%. A única mulher no pleito, a defensora pública Carol Braz (PDT) aparece com 2,2% e João Pedro (PT) com 1,2%. Encerrando vem o advogado Marcelo Amil (Psol) com 0,7%. Brancos e Nulos têm 10% e Não sabem responder, 5,2%.

Em um segundo turno, Amazonino ganharia de Braga (46,3% contra 29,5%) e Wilson Lima (47,4% contra 30,2%). Braga também ganharia de Wilson por 36% contra 32%.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Espia Esse Aqui

Auditor do TCE-AM autoriza continuação de concurso da SSP do Amazonas!

Após a organização do certame atender às mudanças necessárias, o auditor do Tribunal de Co…