Governo do Amazonas participa de reunião estratégica unificada sobre reforma tributária - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 19 de junho de 2024

Amazonas

Governo do Amazonas participa de reunião estratégica unificada sobre reforma tributária

Publicado

no

Com o objetivo de nivelar as ações em favor dos interesses do Amazonas, o Governo do Estado, representado pelas Secretarias de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Fazenda (Sefaz), e Procuradoria Geral do Estado (PGE), participou da reunião estratégica sobre a reforma tributária, nesta quinta-feira (16/03), que contou com representantes das entidades interessadas na manutenção dos empregos e investimentos na Zona Franca de Manaus (ZFM). O encontro, coordenado pelos deputados federais do Amazonas, foi realizado na sede do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), na rua Acre, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-sul de Manaus.

O secretário da Fazenda, Alex Del Giglio, afirmou que há uma preocupação do governador Wilson Lima do Governo de forma conjunta defender os interesses econômicos do Amazonas. “Estamos atentos e a nossa equipe técnica está trabalhando para que o Amazonas esteja salvaguardado na Reforma Tributária”, disse.

Para o titular da Sedecti, Pauderney Avelino, o Amazonas deve estar à frente no debate e ter propostas concretas para defender o único modelo que conta com benefício fiscal que mantém a floresta preservada. Segundo o secretário, além da manutenção da competitividade da ZFM a proposta construída no Amazonas deve assegurar a receita do Estado.

LEIA TAMBÉM  No Dia do Agricultor: Feiras da ADS movimentam R$ 5 milhões em 2021 e garantem renda a produtores do AM

“Precisamos buscar mais elementos para sentar à mesa com o Governo Federal, mas precisamos entender que quem define a tramitação da PEC é o congresso nacional. O governo federal tem as suas demandas que serão apresentadas pelo secretário Bernard Appy, mas o Amazonas também vai apresentar a sua proposta garantindo as vantagens comparativas. Não podemos ficar no polo passivo, não podemos depois correr atrás do prejuízo dizendo que o que foi feito não nos serve”, ressaltou.

Pauderney também lembrou aos parlamentares que fora da reforma tributária, a lei de informática precisa ser prorrogada até o final deste ano, mas com melhorias. “A nossa Lei da Informática nº 8387 não pode ser somente prorrogada, mas alterada pois temos uma indústria de informática forte e competitiva. Os produtos de informática representam 30% do faturamento do PIM e resultam em mais de R$2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), por isso é importante também estarmos atentos a esse assunto”, afirmou.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Suframa

LEIA TAMBÉM  Membros do MPS-PSB/AM participam de curso de relacionamento em mídias sociais para políticos

O superintendente interino da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Pereira, destacou a importância da participação do Estado do Amazonas nas discussões e colocou a Suframa à disposição da bancada, enquanto organismo técnico, no sentido de contribuir com as emendas que possam surgir para proteger o modelo Zona Franca de Manaus e a vinda de novos investimentos para a região.

“Nós (o Amazonas) estamos sendo chamados para sentar à mesa, o que não vinha ocorrendo, e temos três parlamentares empoderados para levar as propostas. Isso é muito importante. Há propostas de emendas na mesa e é dentro delas que vai acontecer uma proposta finalística”, destacou.

Bancada federal

Segundo o deputado federal Sidney Leite, que compõe o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária no Congresso Nacional, a reunião foi importante para a construção das ações sobre o tema de forma conjunta. “Temos o mesmo propósito, que é salvaguardar a competitividade da Zona Franca de Manaus. Trazendo todos os representantes aqui nós podemos nivelar essas ações”, disse o deputado ao abrir o debate.

LEIA TAMBÉM  Hospital Francisca Mendes zera fila de procedimentos de embolização

Indústria

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

O presidente do Cieam, Luiz Augusto Rocha, destacou que a indústria está aberta a participar da construção de propostas para manter assegurado os investimento e empregos no Amazonas. “Não acreditamos que terá uma proposta do Governo Federal benéfica para nossa região, mas acreditamos que temos que estar alinhados na construção da proposta que vai ser levada pelos deputados do Amazonas ao relator”, pontuou.

Também participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; o procurador Geral do Estado, Giordano Bruno; o Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate): e o deputado federal Saulo Vianna.

Governo do Amazonas participa de reunião estratégica unificada sobre reforma tributária – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações