História do Bairro: Distrito Industrial - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memórias do Amazonas

História do Bairro: Distrito Industrial

Publicado

no

Distrito Industrial

Local onde se concentra a maior parte das indústrias no Amazonas, o bairro do Distrito Industrial, conhecido como Distrito Industrial I, surgiu a partir das construção da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho/RO. O nome completo do local é Distrito Industrial Castelo Branco e sua construção se iniciou, conforme o historiador Gaitano Antonaccio, em 1967, com a implantação das indústrias, apesar de, à época, já existirem moradores na área.

Distrito Industrial

Distrito Industrial

Antes de receber seus primeiros moradores, o local já era idealizado por abrigar as grandes indústrias. Implantado em duas etapas, a região se limita com os bairros Armando Mendes, Nova República, Mauazinho, Nova Jerusalém e Crespo. O local não surgiu efetivamente para ser um bairro, mas com as invasões, e o crescimento de número de fábricas, passou a ser considerado um bairro.

LEIA TAMBÉM  Fotos de Itacoatiara Antigamente

As instalações de redes de energia elétrica, água e esgoto e abertura da malha viária iniciaram no final de 1969. A primeira indústria a chegar ao bairro foi a CIA (Companhia Industrial Amazonense) para a produção de estanho, seguida pela Springer, produtora de aparelhos de ar condicionado.

LEIA TAMBÉM  Saiba como o município de Canutama no Amazonas participou da Segunda Guerra Mundial

Contexto Atual

Além de grandes indústrias no ramo da telefonia móvel como Nokia, Samsung e Siemens, e no ramo de veículos como Honda, Nissin e Brake do Brasil, o Distrito Industrial abriga ainda a Refinaria de Manaus, o Porto da Ceasa, a Fundação Nokia de Ensino, o Ifam (Instituto Federal do Amazonas), antigo Cefet, hotéis de alto padrão e o Centro Cultural Povos da Amazônia, na área antes conhecida como Bola da Suframa.

LEIA TAMBÉM  Província do Amazonas

Apesar dos incentivos fiscais, os donos das empresas sofrem com a má qualidade das vias utilizadas para circulação e a logística se torna difícil, segundo eles, resultando em maiores gastos e menor competitividade. Os moradores do bairro reclamam da falta de opções escolares, fazendo com que crianças e adolescentes precisem buscar escolas em bairros vizinhos, além disso há comunidades do local que sofrem com a falta d’água.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações