Ilhas Diomedes: o arquipélago entre o ontem e o amanhã - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Curiosidades

Ilhas Diomedes: o arquipélago entre o ontem e o amanhã

Publicado

no

As duas pequenas ilhas Diomedes, localizadas no Estreito de Bering, são extremamente famosas porque possibilitam a qualquer pessoa a experiência de poder viajar no tempo. À primeira vista, entender a premissa pode ser um pouco complicado, mas o motivo é simples.

Viajar no tempo nas ilhas Diomedes é possível pelo fato de ambas pertencerem a países distintos – uma é dos Estados Unidos e outra da Rússia -, o que implica uma diferença de fuso de 24 horas.

As ilhas

A Linha Internacional de Data é uma divisão imaginária que corta o Oceano Pacífico. Cruzando a linha de leste para oeste, você, por exemplo, precisaria adiantar o relógio em um dia. Caso realize o caminho inverso, de oeste para leste, você precisaria atrasar o relógio, também em um dia.

Essa linha vai do polo norte ao polo sul, mas, como informa o portal de notícias Gedore, a linha em questão não é reta; em vez disso, zigue-zagueia, levando em consideração várias fronteiras políticas.

LEIA TAMBÉM  YouTuber de 18 anos conta sua história de amor com sugar daddy de 47

Em um determinado limite, a linha passa em meio as ilhas Diomedes, no mar de Bering, a ligação mais estreita entre a Ásia e a América, conectando o Oceano Ártico ao Oceano Pacífico, entre Rússia e Estados Unidos.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

É exatamente por conta disso que é possível viajar no tempo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A mágica de viajar no tempo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Essas duas ilhas – espirituosamente apelidadas de Ilha de Ontem e Ilha do Amanhã – compõem o arquipélago Diomedes Maior, que pertence à Rússia e fica próxima à Sibéria, e o Diomedes Menor, pertencente aos Estados Unidos e próximo ao Alasca.

Teoricamente, apenas 4 km separam uma ilha da outra. De acordo com o portal de notícias Gedore, “a ilha russa está sempre 24 horas à frente da ilha americana”. Ou seja, enquanto a ilha russa comemora o Ano Novo, por exemplo, a ilha americana ainda precisa esperar mais 24 horas para festejar a chegada de um novo ciclo.

LEIA TAMBÉM  Lavar o arroz é certo ou errado? Saiba a resposta correta pra esse mistério!

Por ambas as ilhas estarem separadas por alguns quilômetros de distância, é possível ver um dos Diomedes do outro, o que, tecnicamente, significa que é altamente possível olhar tanto para o futuro quanto para o passado.

Obviamente, para quebrar essa linha tênue existente entre o passado e o futuro, você teria que navegar ou nadar entre as duas ilhas Diomedes, mas durante o inverno uma ponte de gelo se forma entre ambas terras, o que possibilita uma bela caminhada em uma paisagem gélida.

Infelizmente, somente pessoas autorizadas podem transitar pela região, pois viajar entre as duas ilhas é proibido e os barcos de pesca estrangeiros que se aproximam muito de um dos lados, às vezes, recebem uma saraivada de tiros de advertência por parte dos militares que vigiam o local.

LEIA TAMBÉM  Caso raro: Bebê nasce empelicado e vídeo bomba nas redes

Passado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conforme informa uma publicação do portal Gedore, as ilhas, na época da Guerra Fria, eram denominadas de Cortina de Gelo. A denominação se deu porque em um determinado período do ano o percurso existente entre os dois pontos mais próximos entre os Estados Unidos e Rússia era dominado pelo gelo, o que, inclusive, possibilita, até hoje, uma travessia a pé.

Antigamente, as ilhas eram habitadas por povos esquimós nativos. A população teve que deixar o local no final da II Guerra Mundial, a pedido da Rússia. Nesse ínterim, alguns dos ex-residentes migraram para o continente e outros para a Diomedes Menor.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

As ilhas foram divididas politicamente em 1867, período em que os Estados Unidos adquiriu o Alasca.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações