Home Notícias Manaus Inscrições para o Projeto “Acolher”, apoio a quem vive o processo do luto, da Prefeitura de Manaus estão abertas

Inscrições para o Projeto “Acolher”, apoio a quem vive o processo do luto, da Prefeitura de Manaus estão abertas

3 minutos o tempo de leitura
57

Para oferecer apoio a quem vive o processo do luto, a Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para o projeto “Acolher”, um grupo de apoio ao luto criado pelo setor Psicossocial da Manaus Previdência, que permite a participação de servidores ativos e aposentados, além de pensionistas do município.

O Acolher oferece suporte psicológico aos viúvos e viúvas, bem como orientações sobre formas de lidar com as questões das pensões. A participação é gratuita e totalmente voluntária. Os interessados em participar podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência, por meio do telefone (92) 3186-8027, como também pelo e-mail [email protected].

As reuniões do grupo de apoio começam a partir do dia 22/3, sendo realizadas todas as terças-feiras, das 9h às 11h, pela plataforma Google Meet, com encontros semanais contínuos e pausas apenas nos feriados nacionais e municipais. Por isso, é indispensável que o participante tenha acesso à internet e ao computador, tablet ou celular.

“O projeto foi criado porque trouxe para a gente essa necessidade de olhar para o luto de forma mais cuidadosa. Então foi criado esse grupo de apoio onde ocorrem encontros virtuais uma vez por semana. É o momento em que podemos nos encontrar com pessoas que compreendem o que está sendo vivido, porque passaram por algo semelhante. É um lugar de acolhimento, apoio deste sentimento de entender o que é o luto, porque assim conhecemos a nós mesmos”, explica a psicóloga e coordenadora do projeto, Stéfani Dias, que possui formação em Aconselhamento ao Luto pelo Instituto de Psicologia Luspe.

O candidato passa por uma triagem com a equipe do projeto e, após o primeiro contato, o grupo de apoio se reúne de forma on-line para compartilhar vivências e emoções relativas ao luto e para o trabalho de psicoeducação, que envolve a discussão de temáticas relativas à viuvez. Há ainda um momento específico para tratar das orientações que envolvem temas burocráticos, como direitos e deveres dos segurados, recadastramento, documentação, declarações e uso do Portal do Segurado.

“Trabalhamos especificamente com viúvos e viúvas. Isso quer dizer que vamos conversar com pessoas que passaram por essa experiência de perder seu marido ou mulher, que é um outro tipo de luto. É diferente quando você perde o cônjuge porque temos coisas do cotidiano, coisas muito restritas que aparecem nesse movimento”, ressalta a psicóloga.

Inscrições para o Projeto “Acolher”, apoio a quem vive o processo do luto, da Prefeitura de Manaus estão abertas

Reconhecimento

O Acolher teve início em abril de 2021, devido ao aumento de óbitos em consequência da pandemia da Covid-19, que impactou significativamente os segurados do município.

Em novembro de 2021, o projeto foi premiado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), levando o prêmio de 2º lugar geral entre os “Melhores Projetos” do ano e o 1º lugar na “Categoria Segurados”.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Maternidade Balbina Mestrinho arrecadou 117 frascos para doação de leite materno que atende bebês da capital e do interior do AM

A Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategu…