Josué Neto recebe prefeitos e sugere diálogo quanto ao uso do FTI em 2020

146

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, recebeu na manhã desta quarta-feira (23), na sede do Poder Legislativo, prefeitos de trinta cidades do interior que procuraram a Casa para pedir apoio dos deputados na defesa do uso do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) de maneira integral pelos municípios no próximo ano.

Josué Neto recebe prefeitos e sugere diálogo quanto ao uso do FTI em 2020 – Imagem: Divulgação

De acordo com que foi apresentado pelos prefeitos, a antecipação das articulações do que chamaram de “proteção” da independência econômica dos municípios, sobre o FTI se faz necessária, “pois as cidades seguem anos após anos sem poder utilizar a verba de maneira concreta”, explicou.

Diante dos relatos apresentados por prefeitos como os de Manaquiri (distante 60 km de Manaus em linha reta), Jair Souto (MDB), e de Novo Aripuanã (227 km), Jocione dos Santos (PSDB), o presidente Josué Neto informou que a Assembleia Legislativa vai trabalhar para resolver o impasse. Ele apontou o diálogo como o melhor caminho a ser tomado.

“Sugeri que um diálogo franco entre os prefeitos e o Executivo Estadual. O governo possui uma relação de parceria com muitos prefeitos, assim, como possui uma base aqui na Assembleia, então, não vejo forma melhor de conseguirmos resolver essa questão. Estamos abrindo o caminho”, declarou Josué Neto.

Os recursos do FTI são para o desenvolvimento econômico dos municípios. Em 2019, o Fundo contava com R$ 350 milhões, mas parte do valor foi remanejada para sanar a crise na saúde pública da Capital.

Comentários