Justiça derruba decisão e mantém médico Armando Araújo fora dos plantões - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Manaus

Justiça derruba decisão e mantém médico Armando Araújo fora dos plantões

Publicado

no

A desembargadora Joana Meirelles, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), derrubou a decisão do juiz Diógenes Vidal Neto que autorizou o retorno aos plantões médicos do obstetra Armando Andrade Araújo. Ele foi afastado depois que apareceu em vídeo no qual uma grávida é agredida durante o parto na Maternidade Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus. O pedido para revogar a decisão foi ajuizado pela DPE (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) nessa segunda-feira, 25.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Considerando a presença dos requisitos, defiro o pedido de antecipação de tutela recursal, a fim de suspender a decisão agravada, para manter válida a Decisão Conjunta de Diretoria que afastou Armando Andrade Araújo de suas atividades de plantonista”, diz a desembargadora no trecho da sentença.

LEIA TAMBÉM  Mitologia Grega: As Amazonas

O recurso tramita na Primeira Câmara Cível do TJAM com o número 4001296-40.2019.8.04.0000 e tem como relatora a juiza Joana dos Santos Meirelles. Além da suspensão da decisão do juiz Diógenes Vidal Neto, a DPE também pediu para ser parte no processo do médico e do Igoam (Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas).

LEIA TAMBÉM  Suspeito de roubo é espancado e morre em frente de delegacia

No último dia 13 de março, o juiz Diógenes Vidal Neto suspendeu a decisão da Diretoria Executiva e da Comissão Disciplinar do Igoam, que afastou o médico dos plantões, e autorizou o retorno dele às suas atividades médicas. Na decisão, o magistrado afirmou que não houve procedimento previsto no regimento interno para aplicação da penalidade de suspensão e que Armando Araújo “sofreu penalidade sem ter sido assegurado o princípio constitucional da ampla defesa e contraditório”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A decisão do Igoam foi anunciada no dia 21 de fevereiro após grande repercussão do vídeo. Em nota, o instituto disse que “é um caso isolado, de caráter individual e não reflete o trabalho coletivo realizado pelos demais sócios da empresa”.

LEIA TAMBÉM  Tem alguém que ganhou R$ 1.098.450,21 de reais em sorteio da Caixa Econômica em Manaus!

O instituto também afirmou que após a prisão do médico pela Polícia Civil do Amazonas, na Operação Jaleco, em 2015, ele foi afastado imediatamente e só foi reconduzido ao exercício dos plantões médicos em cumprimento a determinação judicial.

*com informações do Amazonas Atual

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações