Liberdade cantou pra 11 mil filhotes de quelônios na RDS do Uatumã - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 20 de junho de 2024

Amazonas

Liberdade cantou pra 11 mil filhotes de quelônios na RDS do Uatumã

Publicado

no

Mais de 11 mil filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza, na segunda-feira (28/02), na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

A atividade faz parte do trabalho de monitoramento das espécies, conduzida pelos comunitários, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explica a importância da ação.

“Esse projeto faz parte das ações planejadas das Unidades de Conservação Estaduais, e é importante tanto para a saúde desses ecossistemas, uma vez que permite o aumento das populações de quelônios nessas áreas, quanto para o envolvimento das comunidades na educação ambiental”, disse.

LEIA TAMBÉM  Já são mais de 2 mil casos confirmados no Amazonas de Coronavírus

A soltura de quelônios é a última etapa do monitoramento, que tem início com o acompanhamento dos tabuleiros de desova – os locais originais onde os ovos são depositados pelas fêmeas.

Após o depósito na areia pelas fêmeas, comunitários, conduzidos por Agentes Ambientais Voluntários (AAV) capacitados pela Sema, coletam os ovos e os levam para “berçários”, estruturas construídas por moradores. Nesses locais, os ovos podem eclodir em segurança, longe de predadores e do risco de caça ilegal.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Foto: Anayra Benevides/Amazonastur

Depois da eclosão dos ovos, os filhotes permanecem nos berçários, sendo alimentados e ambientados para a soltura, por cerca de três meses. Nesta atividade, foram soltos filhotes de tartaruga-da-amazônia, tracajá, iaçá e irapuca.

Turismo – Representando a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a vice-presidente da pasta, Isadora Alfaia, esteve presente para dialogar com os moradores sobre as demandas voltadas ao turismo de base comunitária e caminhos para criar e promover novos produtos turísticos na RDS do Uatumã.

LEIA TAMBÉM  Projeto Municipal Arboriza Manaus será lançado hoje no Loteamento Nascente das Águas Claras

“Isso é muito importante para desenvolver a economia e o turismo na região. A Amazonastur se faz presente para tentar ajudar a comunidade a formatar mais esse novo produto turístico. Isso é uma determinação do governador Wilson Lima, para a gente trabalhar de maneira efetiva o turismo no interior do Amazonas”, destacou.

Além de representantes da Sema e Amazonastur, estiveram presentes na ação o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça, e o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto.

Foto: Anayra Benevides/Amazonastur


Impacto na comunidade – Para a empresária e moradora da RDS do Uatumã, Cleide Ferreira, a soltura é um dos momentos mais felizes do ano para a comunidade.
LEIA TAMBÉM  Soldado da borracha de 108 anos resiste e espera por seus direitos

“Nós tocamos esse trabalho com muita força. Vocês não imaginam o quanto nós ficamos felizes em manter esse trabalho e a felicidade de todos, das crianças que estão crescendo e daqui mais alguns anos também vão tocar esse trabalho. Eu amo esse trabalho de coração”, contou.

Morador de São Sebastião do Uatumã, Wendell Lima esteve com os filhos na soltura dos filhotes de quelônios.

“Quando eu tinha o tamanho dos meus filhos eu criava tartaruguinha, e sempre que eu via esses projetos na televisão eu tinha vontade de ver, porque é emocionante. O que a gente tira disso é o efeito na cabeça das crianças, que, ao invés de serem predadores, vão criar uma cultura conservacionista muito bonita”, disse.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Foto: Anayra Benevides/Amazonastur

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações