Lista de Filmes de Fotografia Publicit√°ria

234

Para comemorar o dia mundial da fotografia, resolvi garimpar na internet algum post especial. Encontrei esse muito bem elaborado que contém a lista dos 50 filmes que todo amante de fotografia publicitária deve assistir!

A lista é bem extensa e com certeza vale muito a pena!

50 filmes que todo amante de fotografia publicit√°ria deve assistir!
50 filmes que todo amante de fotografia publicit√°ria deve assistir!

Janela Indiscreta

Nenhum outro filme de Hitchcock demonstrou t√£o claramente o seu g√©nio para o suspense como Janela Indiscreta. Quando o fot√≥grafo profissional L. B. “Jeff” Jeffries (James Stewart) se v√™ obrigado a permanecer numa cadeira de rodas com uma perna partida, nasce nele uma obsess√£o pela observa√ß√£o dos dramas privados dos seus vizinhos do outro lado do p√°tio. Quando suspeita que um vendedor possa ter assassinado a esposa devido ao seu mau feitio, Jeffries pede ajuda √† sua deslumbrante namorada, conhecida nos meios chiques da sociedade (Grace Kelly), para investigar a cadeia de acontecimentos altamente suspeitos… acontecimentos esses que, em √ļltima inst√Ęncia, conduzem a um dos finais mais inesquec√≠veis e arrebatadores da hist√≥ria do cinema

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Uma jovem do sub√ļrbio se muda para Paris e, ap√≥s devolver um objeto encontrado ao seu antigo dono, passa a ajudar as pessoas que a cercam atrav√©s de pequenos gestos.
O filme é um primor visual: a fotografia é belíssima, muito bem trabalhada, rica em detalhes e bem colorida. Na realidade é um dos grandes destaques do filme. Simplesmente fantástico. A linguagem, o roteiro, a fotografia, o trabalho do colorista.

C√Ęmara Indiscreta

Um empregado de um laborat√≥rio fotogr√°fico, aparentemente equilibrado e apreciador do seu trabalho, desenvolve uma obssess√£o por uma fam√≠lia cujas fotografias s√£o normalmente reveladas por ele. Obssess√£o que o leva a proceder a impress√Ķes extra das fotografias encomendadas e a desenvolver uma rela√ß√£o de perten√ßa √† pr√≥pria fam√≠lia que leva √†s √ļltimas consequ√™ncias…

Amnésia (2000)

Um ladr√£o ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem √† beira da morte. Por√©m, ele sobrevive e a partir de ent√£o passa a sofrer de uma doen√ßa que o impede de gravar na mem√≥ria fatos recentes, o que faz com que ele esque√ßa por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de ent√£o ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder ving√°-la. O protagonista tamb√©m tira fotografias com sua Polaroid a todo tempo, fazendo sempre anota√ß√Ķes sobre o que fotografou no verso para que, quando esquecer, tenha um guia de bolso sempre pronto para entrar em a√ß√£o. Um diferente filme policial que consegue misturar, perfeitamente, conte√ļdo com entretenimento.

Pecker

Pecker trabalha numa lanchonete em Baltimore. Nas horas vagas, ou não, fotografa compulsivamente tudo o que vê pela frente: amigos, clientes, tipos exóticos, cenas do dia-a-dia ou sua excêntrica família. Apesar da discutível qualidade das fotos, ele é descoberto por uma crítica de arte de passagem pela cidade. Da noite para o dia, Pecker se transforma numa celebridade e vira sensação em Nova York. Agora ele terá de decidir se está disposto a pagar o preço da fama.

 

Depois Daquele Beijo

O fot√≥grafo de moda, Thomas (David Hemmings) est√° cansado desse mundo em que belas jovens o seduzem para serem fotografadas na esperan√ßa de se tornarem modelos. Um dia, enquanto passava por um parque em Londres, v√™ um casal e resolve fotograf√°-los. A mo√ßa, Jane (Vanessa Redgrave), ao perceber que foi fotografada, corre para lhe pedir o negativo das fotos , Thomas se recusa e vai embora. Jane descobre o endere√ßo de seu est√ļdio e vai visit√°-lo, ela o seduz e Thomas lhe entrega outro rolo fotogr√°fico. Ao revelar as fotos, Thomas acaba percebendo que documentou um possivel assassinato.
O filme causou polêmica na época em que foi lançado pois foi o primeiro não erótico a  exibir uma cena de nu frontal.

Mais filmes sobre Fotografia…

Segue abaixo outros filmes selecionados por profissionais e amantes da √°rea!

Filmes com personagens como fotógrafos

Cidade de Deus

Este filme foi maravilhosamente filmado, conta a história de dois amigos que crescem no Rio de Janeiro. Um Tornar-se fotógrafo de notícias e o outro se envolve no mundo do crime..

Apocalipse Agora

Dennis Hopper interpreta um fotógrafo que foi inspirado pelo famoso fotógrafo Tim Page Vietnã. Também um épico estrelado por Marlon Brando!

Os Olhos de Laura Mars

Laura Mars (Faye Dunaway) √© uma fot√≥grafa que est√° em evid√™ncia, pois utiliza “assassinatos” em seus trabalhos publicit√°rios. Isto gera pol√™mica, mas lhe d√° fama. Ssua vida √© afetada quando pessoas ligadas a ela s√£o mortas. Laura tem vis√Ķes dos crimes, mas para seu desespero s√≥ pode ver as v√≠timas, pois enxerga atrav√©s dos olhos do serial killer.

Thriller sobre um serial killer que capta o terror das v√≠timas com uma c√Ęmera fotogr√°fica em movimento.

Salvador

Um fotojornalista viaja para El Salvador para filmar a ditadura militar no local, mas começa a ter problemas com os rebeldes!

O Ano Que Vivemos em Perigo

Um pouco bonito (e menos louco) Mel Gibson interpreta um repórter de uma história quente na Indonésia tumultuada. Seu ajudante fiel é um fotógrafo local!

O √öltimo Trem

Bradley Cooper interpreta um fotógrafo que ajuda a salvar uma mulher que é atacada. Quando ela acaba faltando, ele se torna obcecado em encontrar o assassino. Baseado em uma história de Clive Barker!

Cinderela em Paris

Editora de revista de modas e seu fotógrafo, à procura de rosto novo, encantam-se com tímida vendedora de livraria.

A prova (Proof) 1991

Martin tira fotos guiado pelas percep√ß√Ķes e descri√ß√Ķes dos outros. Martin √© cego e, com esta pr√°tica incomum para uma pessoa cega, ele prova que o mundo √© realmente como outros descrevem.

Delirious

√Č a hist√≥ria de um paparazzi que se esfor√ßa para convencer a si mesmo e aos outros que tem um trabalho digno e reconhecido no mercado de revistas e no mundo das celebridades.

Estrada para Perdição

Estrada para Perdição está classificado entre as melhores obras cinematográficas clássicas de todos os tempos sobre gangsters. Direção de arte e fotografia belíssimos!

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). O filme também tem uma fotografia belíssima, tanto que conseguiram transformar a quase sempre sombria e cinzenta Londres em um lugar para querer estar, ainda que continue sombria e cinzenta.

A Testemunha Ocular

Repórter fotográfico e espécie de detetive que cobre casos policiais para um jormal envolve-se numa complicada trama da máfia.


Momentos Eternos de Maria Larsson

Em uma √©poca de mudan√ßas sociais e efervesc√™ncias, guerra e pobreza, uma jovem mulher da classe trabalhadora, Maria, ganha uma c√Ęmera fotogr√°fica em um sorteio de loteria. A decis√£o de ficar com ela altera toda sua vida. Filme sueco indicado oficialmente para concorrer ao Globo de Ouro 2009, na categoria de Melhor Filme em L√≠ngua Estrangeira.


Homem Aranha

Homem-Aranha é Peter Parker um fotógrafo adolescente que vende suas fotos como Homem-Aranha para os jornais, filme inspirado nos famosos HQ da Marvel.

Homem Aranha 1

Homem Aranha 2

Homem Aranha 3 

Mais filmes TOP recomendados sobre fotografia

Imagens do Alem – Shutter

Benjamin (Joshua Jackson) e Jane (Rachael Taylor) acabaram de se casar. Após um acidente o qual presenciam, começam a ver imagens de pessoas mortas em fotografias. A partir de então, começam a investigar o caso, mas percebem que alguns mistérios nunca devem ser desvendados.
Depois de assaltar uma loja de antig√ľidades, casal de ladr√Ķes se v√™ com uma c√Ęmera que tira fotos de eventos que ainda v√£o acontecer.

Nascidos em bordéis (Born Into Brothels)

Nascidos em Bord√©is √© um dos document√°rios mais assistidos por estudantes e amantes de fotografia. A diretora do document√°rio forneceu c√Ęmeras fotogr√°ficas a oito crian√ßas, ensinou a elas a arte da fotografia e, a partir da√≠, iniciou-se o document√°rio sobre o Distrito da Luz Vermelha de Calcut√°, sob a perspectivas de oito filhos de protitutas nascidos l√°. Al√©m disso, o document√°rio √© um primor em termos de edi√ß√£o, fotografia e de dire√ß√£o.

 

Fotógrafo de Guerra

James Nachtwey √© um fotojornalista americano que cobriu, nas duas √ļltimas d√©cadas, a maioria dos conflitos armados. Este document√°rio explora a vis√£o de Nachtwey quando captura as imagens do caos e da destrui√ß√£o da guerra.

 

Civil War

– Filme de Ken Burns
The Civil War era uma s√©rie document√°rio sobre a guerra civil norte-americana e estreou na Public Broadcasting Service por cinco noites sucessivas, de 23 a 27 de setembro de 1990, acumulando uma audi√™ncia maior do qualquer s√©rie na hist√≥ria de uma televis√£o p√ļblica norte-americana.

La Jetée

Na Paris devastada pela Terceira Guerra Mundial, os poucos sobreviventes pesquisam a via- gem no tempo, com esperan√ßas de mandar algu√©m de volta ao mundo pr√©-guerra em busca de comida, suprimentos ou uma solu√ß√£o para o destino da hu- manidade. Neste contexto, um homem √© assombra- do por uma mem√≥ria de inf√Ęncia que se provar√° de- cisiva.

Sonhos

Grande mestre do cinema japon√™s, Akira Kurosawa (vencedor do Oscar¬ģ Honor√°rio pelo conjunto de sua obra em 1990) foi mais que um cineasta. Influ√™ncia assumida para alguns dos diretores de maior sucesso em Hollywood, como Steven Spielberg, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, a obra de Kurosawa, inspira√ß√£o para George Lucas criar a saga Guerra nas Estrelas, era pura arte. Pintura, literatura, m√ļsica, teatro. Ele √© o que eu chamo de filme/obra-de-arte j√° que ele foi feito pra fruir-se dele, para aproveitar cada pedacinho, desde a hist√≥ria e o enredo, at√© as paisagens, a fotografia, e a natureza.

Koyaanisqatsi ‚Äď Uma Vida Fora de Equil√≠brio

O document√°rio de Reggio pode ser chamado de fotografias em movimento, com ritmos de exibi√ß√£o alternados, as vezes r√°pidos, as vezes lentos. O objetivo √© deixar o espectador hipinotizado com as imagens exibidas em Koyaanisqatsi, em muitos casos bastantes comuns no cotidiano. O longa tem ainda mostra o verdadeiro caminho que a nossa sociedade est√° tomando: Degrada√ß√£o, usinas nucleares, stress no cotidiano e a forma√ß√Ķes de opini√Ķes emitidas pelos canais de TV em geral.

Barry Lyndon

Da mesma forma que ‚ÄúDavid Lean‚ÄĚ marcou seu nome na hist√≥ria cinematogr√°fica com √©picos magn√≠ficos do quilate de ‚ÄúLawrence da Ar√°bia‚ÄĚ, ‚ÄúA Ponte do Rio Kwai‚ÄĚ e ‚ÄúDr. Jivago‚ÄĚ e ‚ÄúVictor Flemming‚ÄĚ com ‚Äú…E o Vento Levou‚ÄĚ, ‚ÄúStanley Kubrick‚ÄĚ o fez com este sensacional ‚ÄúBarry Lyndon‚ÄĚ. A dire√ß√£o de ‚ÄúKubrick‚ÄĚ, por sua vez, deseja nos transferir sutileza e realmente consegue com maestria, principalmente se observarmos o casamento realizado entre dire√ß√£o, dire√ß√£o de arte, fotografia, figurinos e trilha-sonora, tudo feito com perfei√ß√£o.

Mais de fotógrafos

Ashes and Snow by Gregory Colbert

Documentário do extraordinário fotógrafo Gregory Colbert sobre seu trabalho, que explora a interação entre humanos e animais. Narrado por Laurence Fishburne, apresenta uma fotografi¬a belíssima e texto bastante poético. Todas as imagens não foram manipuladas por computador, sendo exatamente como viu o artista. Uma obra bem particular, que transmite muita PAZ, algo que está bastante escasso atualmen

Rize

As fotografias sempre provocativas de David LaChapelle (respeitado fot√≥grafo e produtor de v√≠deo clips) t√™m sido descritas de in√ļmeras formas. Suas imagens s√£o compar√°veis a obras de artistas dos movimentos surrealista, pop art, futurista, barroco e renascentista. Aqui arrisca-se num formato de document√°rio.

Baraka

Um documentário sem narração ou legenda, somente imagens e sons cuidadosamente capturados. Baraka mostra de que forma a raça humana e seus diferentes ciclos de vida estão vinculados ao ritmo da natureza, e faz uma surpreendente análise do mundo e de quem vive nele, é uma reprodução visual da ligação humana com a Terra.

Pleasure + Pain

Famed photographer to musicians, Danny Clinch directed this film about Ben Harper (also see his upcoming documentary, Dig It!)

Koyaanisqatsi: Life Out of Balance

A film by Godfrey Reggio that’s also a sequence of beautiful shots, including slow-motion and time-lapse pieces. Part of a trilogy.

Streetwise

Photographer Mary Ellen Mark‚Äės documentary about the homeless Seattle youth that she also photographed in her book, Streetwise

Reporters

Documentary about the photojournalists of Gamma Agency by Magnum photographer/filmmaker Raymond Depardon

Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus

Nicole Kidman plays Diane Arbus in this film that tells the story of how she came to become a photographer.

James Nachtwey War Photographer

Documentary about a war photographer and the complexities of being one.

Manufactured Landscapes

A documentary about Edward Burtynsky, which follows him to China where he photographs industrial landscapes

Photo Wallahs

Documentary about the photographers of Mussoorie, a station at the foot of the Himalayas in Northern India

Richard Avedon: Darkness and Light

From the American Masters Series by PBS, a retrospective on Richard Avedon’s career as an art and fashion photographer.

Spectre of Hope

Documentary about Sebastio Salgado’s massive project, Migrations. He spent 6 years traveling 40 countries documenting globalization.

People * Love * Photos

Documentary about four young, American photographers, Tanyth Berkeley, Traci Matlock, Ashley MacLean, and Elinor Carucci

Moment of Impact: Stories of Pulitzer Prize Photographs

Retells stories of famous photographs as lived by the photographer as well as the subjects

The Decisive Moment ‚Äď Henri Cartier Bresson

Hear Bresson’s musings on photographing (in his own voice!)

Annie Leibovitz: Life Through a Lens

Also, from the American Masters Series, a retrospective of Annie Leibovitz career as a celebrity photographer.

An American Journey: In Robert Frank’s Footsteps

Phillipe Seclier travels to the places that Robert Frank photographed for The Americans.

William Eggleston In the Real World

Follow Eggleston on a few trips, which includes commissions to photograph and visits to his own exhibit.

What Remains: The Life and Work of Sally Mann

Documentary that spans 5 years and delves into her work process and thoughts on her projects.

 

***Deixe seu coment√°rio e recomenda√ß√£o para pr√≥ximas indica√ß√Ķes.

fonte: Acervo Publicit√°rio

Coment√°rios

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.