Mais da metade dos brasileiros usa o celular para transações bancárias, diz Febraban - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 28 de janeiro de 2023

Brasil

Mais da metade dos brasileiros usa o celular para transações bancárias, diz Febraban

Publicado

no

Crescimento exponencial no número de operações feitas pelo meio digital provoca também um aumento no número de golpes; entenda!

O acelerado desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, que são criadas para auxiliar em tarefas de rotina da vida em sociedade, resulta em cada vez mais eficiência e facilidades no dia a dia. É claro que com o setor financeiro não foi diferente. Nos últimos anos, o modo com que as pessoas realizam operações bancárias foi transformado. Antes de forma mais burocrática e trabalhosa, uma transferência, nos dias de hoje, pode ser feita apenas utilizando um smartphone.

De acordo com a última pesquisa disponível, os aparelhos celulares são responsáveis por 51% das transações bancárias. Ou seja, mais da metade da população utiliza o meio digital para facilitar a vida financeira. Em 2016, o percentual era de apenas 28%. Para a Febraban, o aumento se dá, não só pelos avanços tecnológicos, mas também pela necessidade em função de fatores externos, como a pandemia.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

No entanto, com o passar dos anos, também foi possível perceber que essas facilidades, quando mal utilizadas, podem comprometer a segurança e o sigilo de clientes, mesmo que dos principais bancos do país. Sobretudo quando se tratam de clientes pouco familiarizados, tanto com o funcionamento de operações bancárias, como os métodos indicados para utilizar smartphones de forma segura.

Dados levantados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e divulgados pela Agência Brasil mostram que o índice de golpes aplicados contra clientes de bancos cresceram cerca de 165% no primeiro semestre de 2021, quando comparado com o ano anterior. O destaque são os golpes chamados de “engenharia social”, quando a vítima é manipulada a agir em benefício dos golpistas.

Para os golpistas, quanto menos intimidade da vítima com o funcionamento do sistema bancário e segurança digital, melhor. A falta de informação é aliada dos criminosos, que também fazem promessas de empréstimos pessoais em ‘ótimas condições’ e acabam dando prejuízo a quem contrata o serviço de forma irregular.

Para garantir transações bancárias e empréstimos pessoais online de forma mais segura, é recomendado que o cliente procure diretamente a agência bancária, entre em contato com o gerente pessoal ou o faça com um intermediário de confiança, como uma empresa conhecida pela qualidade nos serviços prestados. Também é preciso ficar atento a possíveis golpes que podem ser aplicados, sobretudo, através de ligações e mensagens enviadas para o celular.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Caso o acordo seja firmado pelo celular, é necessário o cuidado de checar as informações como endereço do site, o aplicativo utilizado e até se o telefone realmente é de um contato de confiança. Também é preciso ficar atento para os principais golpes que estão circulando na internet. É comum, segundo o Febraban, que os criminosos utilizem supostas ‘oportunidades imperdíveis’ para induzir o cliente a fazer transferências de forma urgente.

Bancos investem em segurança digital

Segundo a federação, os bancos estão investindo cerca de R$ 2,5 bilhões por ano para garantir ao cliente mais segurança digital nas operações realizadas. Porém, quando uma pessoa faz a transferência para os criminosos, ou entrega informações sigilosas, a prática facilita a ação dos golpistas e, para os bancos, a fraude não envolveu uma possível falha de segurança da instituição, dificultando qualquer tipo de ressarcimento.

Mais da metade dos brasileiros usa o celular para transações bancárias, diz Febraban

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações