Pesquisadores do Amazonas participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países

18

Dois estudantes de Manaus representam o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

Os alunos Luís Henrique Coimbra Evangelista e Sabrina do Nascimento Santiago, do Colégio Militar de Manaus, no Amazonas, apresentam o Projeto Tupã – Tráfego Urbano com Piezoeletricidade Aplicada, que tem por objetivo gerar eletricidade por meio da aplicação de pressão em transdutores em uma rodovia, armazená-la em baterias nas extremidades da pista e transmiti-la a carros elétricos em movimento através de um carregador indutor. A pesquisa prevê a construção de um protótipo funcional em miniatura para testar a efetividade e viabilidade do projeto em escala real. Este sistema tem o potencial de grande impacto para a preservação do meio ambiente, pois prevê a criação de energia limpa, que além de alimentar carros elétricos presentes na pista, também pode aplicar a energia não utilizada na rodovia para iluminação pública ou mesmo em residências.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.

Pesquisadores do Amazonas participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países / Foto : Divulgação
Pesquisadores do Amazonas participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países / Foto : Divulgação

Comentários