Prefeito David e governador Wilson dão início às obras do parque Gigantes da Floresta - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Manaus

Prefeito David e governador Wilson dão início às obras do parque Gigantes da Floresta

Publicado

no

Prefeito David e governador Wilson dão início às obras do parque Gigantes da Floresta

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinaram, na manhã desta quinta-feira, 19/1, a ordem de serviço para início da construção do parque Gigantes da Floresta, o primeiro espaço linear multigeracional, urbano e temático do Estado. Com 2 quilômetros de extensão, a nova atração da cidade é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Estado, e fica localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves.

De acordo com David Almeida, o parque Gigantes da Floresta, que deve ser entregue até dezembro deste ano, irá levar lazer e impulsionar o turismo nas zonas Norte e Leste, as mais populosas da capital.

“O Natal que tivemos em 2022 lá na Ponta Negra, e foi destaque em todo o Brasil, nós vamos ter também aqui. Esse é o olhar de quem morou em comunidades. Eu sou filho do Morro da Liberdade. O governador morou no Tancredo Neves. Por isso, entendemos a realidade da população que mora no entorno desta área. Hoje já iniciamos a construção da primeira etapa do parque Gigantes da Floresta. A segunda etapa, que contempla a parte cênica do parque, muito provavelmente, será iniciada em março. Assim, junto com outras obras, vamos mudar o eixo turístico de Manaus para esta região, que é a mais populosa da cidade”, enfatizou David.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Gigantes da Floresta / Divulgação

Gigantes da Floresta / Divulgação

A obra foi licitada ainda no ano passado, tendo como vencedora a empresa Construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

Com a construção, a população vai ganhar um espaço público de qualidade, numa área hoje sem uso definido, sendo passível de novas ocupações irregulares e até de lixeiras viciadas.

Para o governador Wilson Lima, a construção do parque Gigantes da Floresta só fortalece ainda mais a parceria firmada entre os Executivos municipal e estadual em prol de uma Manaus melhor e mais equipada para as necessidades do século 21.

“Nós temos uma parceria permanente com a Prefeitura de Manaus e eu torço para que seja uma parceria longeva, não apenas agora enquanto somos governador e prefeito, mas que possa perdurar por muito tempo. As prefeituras, quando estão sozinhas, enfrentam dificuldades para tocar obras tão grandes como essa. Por isso, essa parceria é tão importante. Temos o Asfalta Manaus, a obra do viaduto Rei Pelé, na bola do Produtor, temos agora o Gigantes da Floresta, enfim, Estado e prefeitura estão trabalhando para resolver antigos gargalos e melhorar a vida da população de Manaus”, afirmou Lima.

Prefeito David e governador Wilson dão início às obras do parque Gigantes da Floresta

Prefeito David e governador Wilson dão início às obras do parque Gigantes da Floresta

Projeto

O projeto parque Gigantes da Floresta é de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e contempla faixa saudável, com pista de caminhada, faixa verde de arborização e ciclovia bidirecional, contendo paraciclos em sua extensão, como fez questão de destacar o titular da pasta, Carlos Valente.

“Esse é um parque multiusuário. Desde a criança, até o idoso, nós teremos espaços para todos. Teremos quadras de área, skate park, trilhas para caminhada e espaço de zumba. Tudo isso foi planejado pelos técnicos do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus. As obras já começaram e vamos ter um final de ano especial para os moradores das zonas Leste e Norte de Manaus. Esse parque visa a manutenção da área de preservação permanente e está prevista uma compensação ambiental. Durante a execução da obra, algumas árvores serão remanejadas e outras serão plantadas”, salientou Valente.

Para atender todas as faixas etárias e grupos, a prefeitura projetou espaços para Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, como um playground inclusivo e um play pet.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Saúde e habitação

O espaço vai ganhar um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), com 626,20 metros quadrados, e a construção de 180 unidades habitacionais no seu entorno, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com 101 vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playgrounds.

Na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos d’água. Esculturas e figuras de grandes dimensões serão uma ode à Amazônia, com uma diversidade de cenários interativos, áreas molhadas, e brinquedos lúdicos e interativos para adultos e crianças.

 

Gigantes da Floresta / Divulgação

Gigantes da Floresta / Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações