Publicado
4 semanas atrásno
Propondo diversificados usos ao longo da lagoa natural da comunidade São Pedro, no Tarumã, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está finalizando o projeto arquitetônico principalmente para estimular a aproximação entre a população local e o espaço público, valorizando o potencial paisagístico do recurso hídrico.
O projeto foi desenhado a partir do desenho natural e do entorno da lagoa, com uma área de cerca de 38 mil metros quadrados, por equipe do Implurb. O local é conhecido como “Piscinão de Ramos” e lagoa Parque São Pedro.
Parque lagoa São Pedro
Os espaços vão contar com mobiliário urbano disposto nas principais áreas de estar e convivência, ampliando os usos de lazer e contemplação, o contato com a natureza e contando com estruturas de esporte, convivência e sociabilidade, além de promoção ao turismo.
Para manter a leveza da paisagem da lagoa, foi escolhida uma cobertura em estrutura tensionada para cobrir um deque a ser instalado no meio da lagoa, que vai permitir a produção de imagens especiais no ambiente natural, com proteção da chuva e do sol.
“Vamos resgatar a área, que vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta com palco. A intervenção prevê um campo de futebol society, pista de caminhada, ciclovia, dois deques com quiosques de gastronomia e arborização. Será uma área de convivência muito importante para as zonas Norte e Oeste, aumentando a qualidade de vida dos moradores e a autoestima da cidade”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Parque lagoa São Pedro
O material tensionado autoriza ousadias em termos de linhas, curvas ou geometria minimalista, possibilitando ainda se aproveitar a luz natural e liberdade em termos de formas e projeção, além de conforto térmico.
Com relação ao paisagismo, destaca-se a manutenção de árvores já existentes. Outras mudas de espécies nativas estão sendo propostas, de maneira a complementar a arborização existente, especialmente nas áreas de implantação do mobiliário urbano.
“Trata-se de uma área com potencial muito bonito visualmente e que tem um nível de conservação bom. O prefeito David Almeida assumiu o compromisso de ampliar espaços públicos de qualidade e estamos desenvolvendo um parque que vai resgatar o visual e abrir a imagem da lagoa para a comunidade, moradores e visitantes”, afirmou Valente.
Parque lagoa São Pedro
Para ele, cada proposta similar que reabilita espaços na capital oferece beleza, retorno social, cultural, ambiental, econômico e turístico à população.
Também estão previstas área de convivência e playground para atender ao público infantil e um pequeno anfiteatro, que ainda poderá ser usado para a prática de zumba. O novo destino revitalizado ao ar livre vai promover a contemplação da borda e suas margens, um local ideal para oferecer qualidade de vida aos moradores e ao entorno.
Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa São Pedro / Artes – Divulgação / Implurb
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.
Prefeitura de Manaus promove castração de gatos e vacinação antirrábica no Jorge Teixeira
Marcos Rotta (PP) vai assumir o cargo de secretário-chefe da Casa Civil de Manaus
Prefeitura realiza notificação e interdição para imóveis em situação de risco no Jorge Teixeira
Prefeitura de Manaus realiza campanha ‘Desapego Solidário’ para as vítimas do deslizamento do Jorge Teixeira
“Projeto Escola Humanizada” da Prefeitura de Manaus promove atividades para crianças e adolescentes em medidas protetivas
Prefeitura realiza limpeza do Igarapé da rua Rio Pitanga no São José