Prefeitura do interior do Amazonas transfere bebê prematuro em embalagem para tortas e bolos! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Amazonas

Prefeitura do interior do Amazonas transfere bebê prematuro em embalagem para tortas e bolos!

Publicado

no

Um fato surpreendente aconteceu no Estado do Amazonas neste mês de dezembro, acredite se quiser, um bebê Prematuro de 33 semanas (8 meses) foi transportado numa embalagem descartável de bolos e tortas. As informações são do portal Amazonas Atual.

Um bebê prematuro foi transferido do município de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus) para a capital em uma incubadora improvisada. Uma tampa transparente usada em embalagens de bolo foi colocada sobre a cabeça da criança.

Ao ATUAL, a avó paterna do recém-nascido, Damiana Silva Guimarães, de 38 anos, informou que o neto nasceu na última quinta-feira (1º) com 33 semanas (oito meses) e foi diagnosticado com anemia e pneumonia.

De acordo com Damiana, o bebê foi levado de lancha até o município de Itapiranga (a 226 quilômetros de Manaus) e de lá para a capital de ambulância. A criança está internada na Maternidade Estadual Balbina Mestrinho.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

A avó do bebê afirma que a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Uatumã não se pronunciou sobre o caso.

“Quando vi a situação que meu neto foi transferido fiquei chocada! Os profissionais de saúde não têm culpa, mas sim a mal administração! Foi uma humilhação que sentimos, chorei muito. Um ser tão pequeno passar por isso”, disse.

Damiana reclama do quadro da saúde pública no município. “Nós pagamos nossos impostos e somos humilhados. Os postos de saúde não têm remédios para as pessoas. Tá tudo errado, estamos indignados. Eu quero justiça!”, disse.

Ilson Coelho de Macedo, advogado da família, afirma que entrará com um processo para indenização por danos morais contra o Município e o Estado, e informará o Ministério Público sobre o caso.

O advogado explica que considerando o atentado à honra e ao psicológico, mais o constrangimento que o bebê e os familiares passaram, a indenização deve ser de no mínimo R$ 60 mil.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Ilson Macedo relata que a saúde pública na cidade está totalmente defasada na questão administrativa. “Existem alguns profissionais aqui em Uatumã? Existem. Mas há a questão do hospital daqui. A própria propaganda da assessoria de comunicação do Município faz questão de fazer a sua merchandising em cima de ambulâncias que chegam para cá, eles colocam as reformas do hospital. Mas ultimamente, por exemplo, estamos em Uatumã sem aparelhos de PA [aparelho de pressão arterial], sem medicação e sem pediatria”, contou.

O advogado disse que já houve recém-nascidos transportados para Manaus em papel alumínio. “Então esse não é um caso isolado”.

O ATUAL entrou em contato com a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã e questionou por que o bebê foi transferido nessas condições e que medidas serão adotadas para não repetir o ocorrido, e aguarda resposta. A reportagem perguntou à Secretaria de Estado de Saúde como está o quadro de saúde do recém-nascido e se há previsão de alta, e também aguarda retorno.

“Infelizmente nós uatumaenses temos q passar por isso, este ano o administrador municipal gastou quase 2 milhões com a sua corrida de cavalo, enquanto o sistema de saúde se encontra nessa situação, isso sem falar na infraestrutura da cidade que está daquele jeitão, e assim vamos vivendo na política de pão e circo, eita “uatumã para viver e amar” no face book está tudo ótimo, mas a realidade é totalmente oposta.” Comentou um internauta.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações