Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Esporte

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto”

Publicado

no

A Fundação Manaus Esporte (FME), da Prefeitura de Manaus, consolidou, em 2023, projetos que possibilitaram resultados positivos como a evolução de atletas de alto rendimento e de iniciação, para as comunidades, para o público da terceira idade, pessoas com deficiência e mais. O destaque desse saldo é o reconhecimento internacional, recebido de forma inédita pela administração municipal. Todo o trabalho realizado pela gestão foi coroado com o título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024.

Com números que comprovam a evolução contínua, o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, faz uma avaliação do ano. “2023 foi a consolidação dos projetos lançados em 2022. Nós conseguimos implantar, por exemplo, o ‘Manaus Olímpica’ com a distribuição de passagens a atletas de alto rendimento. Tivemos a consagração de campeões nacionais e até internacionais, em função das políticas públicas que foram adotadas na gestão do prefeito David Almeida. Temos metas a buscar em 2024, como o cumprimento do caderno de encargos do dossiê da ‘Cidade Sul-Americana do Desporto’. Nosso planejamento é voltado ao crescimento do esporte manauara”, disse.

“Cidade Sul-Americana do Desporto”

Nomeada pela Aces Europe, Manaus tornou-se a primeira cidade da região Norte do Brasil a receber a premiação em reconhecimento pela excelência no incentivo a práticas esportivas. A nomeação qualifica Manaus como um atrativo para recebimento de investimentos e novas parcerias voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio do esporte.

Em outubro, os avaliadores do Parlamento Europeu conheceram os projetos voltados ao esporte e visitaram alguns pontos turísticos da cidade. A Prefeitura também realizou a defesa do dossiê de candidatura e ofereceu todas as condições para que os visitantes tivessem uma experiência satisfatória em solo manauara. A impressão foi tão positiva que o comitê de avaliação quebrou o protocolo e, antes mesmo do período previsto, anunciou que Manaus era oficialmente a “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A comitiva da Prefeitura de Manaus foi até Bruxelas, na Bélgica, para ser laureada, no dia 7 de dezembro.

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” / Foto : Divulgação FME

Manaus Olímpica

Idealizado na gestão como uma das metas para 2023, o programa foi implementado no mês de março e se revelou um grande sucesso. Em apenas nove meses de operação, o “Manaus Olímpica” já beneficiou mais de 250 atletas com passagens aéreas. O apoio da prefeitura passa por viabilizar a participação de talentos manauaras que representem a cidade, e o estado, em competições de alto rendimento.

LEIA TAMBÉM  Paratleta amazonense promessa para Rio 2016, conduzirá a Tocha em Manaus

O programa oportuniza duelos de talentos da terra contra os principais centros do país, em condições de igualdade, em diversas modalidades, como: jiu-jítsu, judô, muay thai, tênis, natação, corrida, futsal, atletismo, vôlei sentado, tae-kwon-do, MMA, ginástica artística, badminton, entre outras.

O resultado, em menos de um ano de operação, é satisfatório e promissor. Conforme dados da FME, mais de 80% dos atletas do programa conquistaram medalhas nas competições que disputaram.

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” / Foto : Divulgação FME

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” / Foto : Divulgação FME

Manaus Esportiva

O projeto macro da FME segue proporcionando aulas gratuitas de várias modalidades esportivas e atividades físicas a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, em 18 núcleos espalhados na capital amazonense. A meta da gestão é ampliar esse número para 50 nos próximos meses. Em 2023, o programa atendeu milhares de inscritos nas seguintes modalidades: futsal, futebol, voleibol, basquete, handebol, natação, hidroginástica, ginástica comunitária, caminhada, fisioterapia/hidroterapia, dança, atletismo, ginástica funcional, tênis de mesa, tênis de quadra, badminton, jiu-jítsu, vôlei, gerontovôlei, além de atividades específicas para Pessoas com Deficiências (PcD).

Espalhado em diversos bairros da capital amazonense, o “Manaus Esportiva” colabora com a formação de crianças como atletas e cidadãos, oferecendo também ginástica corporal para jovens e adultos entre 18 e 49 anos, e outras atividades específicas, para pessoas acima de 50 anos.

LEIA TAMBÉM  Apelidado de Ninho do Gavião, obras do novo CT do Manaus FC avançavam em Iranduba

Esporte na Comunidade

Mais de 22 mil crianças e jovens das comunidades de Manaus foram beneficiadas com kits esportivos da FME. Em ação desde junho de 2022, o “Esporte na Comunidade” ultrapassou a marca de 250 projetos sociais atendidos em 2023. Por meio da iniciativa, crianças e jovens podem usufruir de materiais esportivos novos, como redes, bolas, coletes, cones e outros equipamentos que auxiliam nas práticas desportivas nas áreas periféricas da cidade.

O programa atendeu a projetos sociais de todas as zonas de Manaus, acentuando o investimento e atenção da Prefeitura ao esporte comunitário, além do incentivo à prática de atividades físicas para mais qualidade de vida. Algumas das modalidades são: voleibol, futebol, futsal, jiu-jítsu, entre outras.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Competitividade interna

A estratégia operacional da FME também passa por oferecer competições internas para que os alunos possam colocar em prática aquilo que é ensinado no cotidiano dos projetos. É o que acontece com as crianças e jovens nos Jogos dos Núcleos, e com os idosos, nas Olimpíadas da Terceira Idade, realizados anualmente.

Os Jogos dos Núcleos da FME promovem a integração entre os núcleos esportivos do programa “Manaus Esportiva”. A 23º edição aconteceu em dezembro e reuniu alunos de 14 núcleos. A iniciativa serve também como forma de avaliar o trabalho realizado por professores e coordenadores da FME ao longo do ano.

O público da terceira idade não fica de fora. Na gestão do prefeito David Almeida, os atletas podem realizar atividades físicas gratuitas regularmente, fugir do sedentarismo e ainda competir de forma saudável com um momento recreativo destinado exclusivamente a eles: as Olimpíadas da Terceira Idade. Anualmente, a competição promove uma integração entre os idosos, utilizando o esporte como ferramenta socioeducativa. Mais de 2.500 atletas da terceira idade, divididos em 31 grupos, participaram das atividades em outubro, e foram premiados.

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” / Foto : Divulgação FME

Faixa liberada

Em janeiro, o projeto foi ampliado e chegou à zona Norte, com a abertura de um novo ponto na avenida das Torres, nas noites de segunda-feira. A “Faixa Liberada” já acontece às quartas-feiras e domingos, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, e as terças-feiras no conjunto Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, levando diversas atividades físicas à população manauara, como corridas, caminhadas, passeios de bicicleta, skate, patins, entre outras.

LEIA TAMBÉM  Amazonas F.C anuncia 12 contratações em 4 dias e reforça time em 2024

Voltada especialmente aos amantes dos esportes radicais, a “Faixa Liberada” radical isola a ladeira do Parque das Laranjeiras para que a população possa praticar patins, skate e longboard. Segundo dados atualizados da FME, as faixas liberadas movimentaram em 2023, em média, mais de 25 mil pessoas em todos os espaços.

Maratona Internacional de Manaus

A 5ª edição da maior corrida de rua do Norte do Brasil teve a participação de cerca de sete mil atletas, de vários lugares do mundo, no dia 17 de dezembro. A prefeitura apoiou, mais uma vez, o evento como estratégia de fomento ao turismo da capital.

A corrida aconteceu com percursos e diferentes desafios de 42, 21, 10 e 5 quilômetros. Os participantes tiveram a oportunidade de passar – e alguns de conhecer – vários cartões-postais de Manaus, como a ponte Jornalista Phelippe Daou, o Teatro Amazonas, a Arena da Amazônia e algumas avenidas.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto”

Prefeitura garante projetos que tornem Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” / Foto : Divulgação FME

Viva as diferenças

As Pessoas com Deficiência (PcD) podem praticar esportes e buscar qualidade de vida por meio do projeto “Viva as Diferenças”. As atividades acontecem tradicionalmente nas dependências do Núcleo Eldorado, na zona Centro-Sul de Manaus. Em 2023, a demanda cresceu e a FME se qualificou para atender a todos, alcançando mais de 300 alunos PcDs em modalidades como ginástica, badminton, voleibol sentado, futsal de surdos, atividades motoras, natação e basquetebol.

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações