Varíola dos macacos, no Amazonas: Saúde divulga prevenção e controle da disseminação da doença - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Amazonas

Varíola dos macacos, no Amazonas: Saúde divulga prevenção e controle da disseminação da doença

Publicado

no

Nota orienta sobre prevenção e controle da disseminação da doença_

Para orientar a Vigilância Epidemiológica sobre a varíola dos macacos, o Monkeypox, as autoridades de saúde do Amazonas divulgam, nesta sexta-feira (10/06), uma nota técnica sobre Vigilância Epidemiológica e Laboratorial da doença nos serviços de saúde do estado. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.

A nota técnica é produzida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus). A nota trata sobre a ocorrência de casos de Monkeypox no mundo, além de medidas preventivas para a população em geral.

LEIA TAMBÉM  Vídeo do indigenista Bruno Pereira cantando com nativos torna-se viral por tamanha ternura

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, apesar do Amazonas não possuir casos registrados de Monkeypox, as autoridades de saúde orientam os serviços de assistência com medidas preventivas e controle de disseminação da doença.

“É importante que os profissionais da saúde do estado, estejam preparados para o monitoramento da doença, antes que chegue ao Amazonas, e estejam com as devidas orientações sobre como proceder na vigilância laboratorial, prevenção e controle da doença, mesmo que o Amazonas não tenha casos confirmados”, explica Tatyana.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, orienta que, em casos suspeitos da doença, é importante realizar o isolamento imediato do indivíduo e procurar os serviços de saúde.

LEIA TAMBÉM  Wilson Lima entrega R$ 200 mil em fomento a associações do setor social de Carauari

“Em casos suspeitos da doença é importante que a pessoa seja isolada, com uso de máscara, para evitar o contato com as lesões e com gotículas, além de não compartilhar objetos, evitar contato com as lesões do paciente e procurar o quanto antes os serviços de saúde”, ressalta Daniel.

img 20220611 wa0031

Varíola dos Macacos, no AM: prevenção e controle da disseminação da doenç – ImAgem: Divulgação


Varíola dos macacos – Monkeypox

A varíola dos macacos, também conhecida como varíola símia, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox (MPV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado.

LEIA TAMBÉM  Eneva irá investir R$ 5,8 bilhões no AM com a construção de Azulão I e II

A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

Trabalhadores da saúde, membros da família e outros contatantes são pessoas com maior risco de contaminação, já que a transmissão via gotículas respiratórias, usualmente, requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.

Referência

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações