Home Notícias Política Professor Sylvio Puga é reeleito como reitor da UFAM para o quadriênio 2021-2025

Professor Sylvio Puga é reeleito como reitor da UFAM para o quadriênio 2021-2025

3 minutos o tempo de leitura
142

O atual reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, da chapa “Experiência para decidir, coragem para fazer”, foram eleitos com 50,64% dos votos válidos em consulta pública para a escolha de reitor e de vice-reitora da Ufam (quadriênio 2021-2025). A apuração aconteceu na noite desta quinta- feira, 25 de março, no canal do Youtube da Associação dos Docentes da Ufam (Adua).

Ao todo, foram recebidos 9405 votos, sendo 1678 de professores, 1377 de técnico-administrativos e 6350 de estudantes. Foram ainda registrados 50 votos em branco e 80 votos nulos. A chapa 21 “Ufam+” , que teve como candidato a reitor o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça e o professor Raimundo Ribeiro Passos, como candidato a vice-reitor, recebeu 49,36% dos votos; a chapa 33 “Experiência para decidir, coragem para fazer”, que teve como candidatos o professor Sylvio Puga e a professora Therezinha Fraxe, como candidata à vice-reitora, recebeu 50,64% votos da comunidade universitária.

De acordo com a presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Ufam, professora Iolete Ribeiro, há ainda o prazo recurso, dia 26 de março, e a previsão, de acordo com o Edital, é que resultado final da consulta seja apresentado à comunidade acadêmica dia 29 de março. “A Comissão avalia, até o momento, que o processo de consulta, especialmente, no segundo turno ampliou a participação da comunidade acadêmica e isso é muito importante para qualificar o resultado da consulta. Isso implica em um maior compromisso individual com as questões coletivas da Universidade”, enfatizou.

A Comissão encaminhará o resultado final para ser homologado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam). Com esse resultado, o Consuni deverá se reunir para definir detalhes da lista na qual constarão os eleitos que seguirão para nomeação pelo presidente da República. O pleito, em razão da pandemia, ocorreu de forma remota.

Eleitos

O reitor reeleito, professor Sylvio Puga, agradeceu a Comissão Eleitoral, formada pelas Entidades Representativas da Ufam, e a comunidade universitária. “De forma republicana, a Comissão fez um trabalho irretocável desde a sua formação, incluindo a condução dos debates. Quero agradecer a toda a comunidade acadêmica que participou de forma efetiva deste tão importante processo de consulta. Finalizado o processo, agora, temos que trabalhar não mais com chapas, mas em favor da Ufam. Eu, reitor reeleito, e a professora Teca Fraxe, vice-reitora eleita, vamos ouvir todos da nossa comunidade, sem exceção, para que nós possamos pensar efetivamente para nossa segunda gestão. Portanto, agradeço a todos e o que há é uma única Ufam. A Ufam que nós amamos e defendemos. Para esta gestão, a Ufam terá um reitor mais próximo da comunidade”, destacou.

A vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, reiterou a unidade da Ufam. “ É nessa única Ufam, da capital e dos campus do interior, que estaremos juntos com os discentes, docentes e técnicos- administrativos. Agradeço a todos pelos votos e pela esperança depositada a mim e ao professor Sylvio Puga”, finalizou.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Espia Esse Aqui

Presidente Deputado Roberto Cidade defende necessidade de redução no preço dos combustíveis no Amazonas

O valor exorbitante no preço dos combustíveis motivou o presidente da Assembleia Legislati…