Home Notícias Amazonas Projeto ‘Tô na Obra’ apresenta ETE de Educandos a estudantes de Engenharia

Projeto ‘Tô na Obra’ apresenta ETE de Educandos a estudantes de Engenharia

3 minutos tu consegue ler tudo sem se agoniar
33
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Nilton Lins conheceram, na quinta-feira (02/12), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), localizada no bairro de Educandos. As visitas guiadas integram o projeto “Tô na Obra”, iniciativa da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, que visa difundir conhecimento entre a população sobre as intervenções e programas executados pelo órgão.

Com capacidade para tratar até 300 litros por segundo, a ETE Waldir Santos Brito teve investimentos de R$ 48,4 milhões e foi inaugurada em agosto passado. A estação localizada às margens do rio Negro, no bairro Educandos, zona sul da capital, eleva de 18% para 26% o percentual do esgoto tratado em Manaus e beneficia 192 mil pessoas na cidade.

Os equipamentos utilizados na ETE do Prosamin+ utilizam tecnologia de ponta, desenvolvida na Noruega, e são os mais modernos no tratamento de esgoto. Os alunos conheceram todo o processo de tratamento, desde o primário, que trata da retirada dos resíduos sólidos, até o terciário, quando a água sai limpa e pronta para ser despejada no rio.

“Esta é uma iniciativa para aproximar a população das obras executadas pelos programas da UGPE. Trazemos aqui servidores do estado, a comunidade acadêmica, moradores do entorno de onde as obras estão inseridas, jornalistas e todos aqueles que precisam conhecer as obras, como e onde o governo investe o recurso público”, explicou o engenheiro civil Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE. Ele acompanhou a visita guiada pelo funcionário da concessionária Águas de Manaus, Thiago Meireles, que trabalha no local.

Participaram da ação estudantes das disciplinas de Drenagem e de Estágio, do curso. A iniciativa em inscrever a turma foi do professor Igor Nonato, da disciplina de Esgotamento Sanitário, que elogiou a obra construída pelo Governo do Amazonas.

“Quero parabenizar o excelente trabalho do governo em construir uma estação de tratamento tão eficiente e excelente, a maior da região Norte. É uma oportunidade para os alunos que puderam conhecer uma estação já pronta e poder percorrer todo o processo de tratamento, primário, secundário e terciário.

O estudante do 8º período, Ivo Fonseca Neto, disse que ficou impressionado com a estrutura e a tecnologia usada no local e ressaltou a experiência de sair da sala de aula para conhecer uma das ETEs mais modernas do país. “É uma experiência muito importante, porque na sala de aula a gente aprende na teoria, e aqui é na prática. Vai acrescentar muito à nossa formação”.

Sobre a UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Conselheiro do TCE-AM suspende contratação de servidores temporários da Secretaria de Saúde

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio, deferiu, …