Psicólogo explica por que homens são mais resistentes à terapia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 27 de Abril de 2024

Curiosidades

Psicólogo explica por que homens são mais resistentes à terapia

Publicado

no

Psicólogo explica por que homens são mais resistentes à terapia

Ainda minoria dentro dos consultórios, os homens costumam ser mais resistentes à terapia. Isso porque o autocuidado e, principalmente, questões referentes à saúde mental ainda são tabu no universo masculino.

“Essa situação é resultado de uma construção cultural sobre a masculinidade que propaga uma série de preconceitos sobre o que um homem deve ou não fazer, excluindo qualquer tema relacionado a fragilidades”, explica Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT. “Inclusive, a cultura machista causa sofrimento para muitos homens, que não conseguem lidar com esta pressão da sociedade”, comenta o especialista.

“Apegados a esses valores equivocados, eles acreditam que expor sentimentos e procurar ajuda é um sinal de fraqueza”, diz Colombini. “Além disso, quando o assunto é saúde mental, o estigma é ainda maior, sendo comum problemas como a depressão e a ansiedade serem encarados como frescura”, ressalta.

LEIA TAMBÉM  O que a Bíblia diz sobre jogos de azar?

O especialista alerta que, para o público masculino, a necessidade de iniciar um processo terapêutico é bastante recomendável, uma vez que, algumas vezes, emoções mal compreendidas podem acarretar questões mais graves, que precisam ser resolvidas. “A terapia é um meio eficaz de as pessoas conseguirem quebrar paradigmas ultrapassados sobre masculinidade, acolhendo novas ideias e pontos de vista sobre si mesmos”, afirma o psicólogo.

O processo de autoconhecimento que a terapia oferece também ajuda os homens a compreenderem que se trata de preconceito enxergar o mundo e o sexo masculino sob uma ótica machista, combatendo, assim, a masculinidade tóxica.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Para mudar essa forma de pensar, o apoio de uma rede de suporte é essencial para auxiliar os homens a revelarem seus próprios sentimentos. “É preciso perceber que buscar ajuda é uma demonstração de coragem e jamais pode ser visto como sinal de fraqueza”, afirma o especialista. “Além disso, é fundamental desconstruir essa noção errada de masculinidade, ensinando os homens a lidar melhor com suas emoções”, conclui o CEO da Equipe AT.

Psicólogo explica por que homens são mais resistentes à terapia

Psicólogo explica por que homens são mais resistentes à terapia

Filipe Colombini

Psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

LEIA TAMBÉM  Conheça essa amizade animal entre um suricato e um gato que está mexendo com os internautas

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações