Home Notícias Manaus Qualifique-se profissionalmente com projeto ‘Trilha de Formação’ da Prefeitura de Manaus

Qualifique-se profissionalmente com projeto ‘Trilha de Formação’ da Prefeitura de Manaus

1 minutos lido
45

 

Investindo cada vez mais em uma cidade preparada para o retorno às atividades econômicas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi,) lançou em janeiro duas trilhas de qualificação profissional do projeto “Trilha de Formação”, que integra o programa “Juntos pelo Emprego”, cuja meta do prefeito David Almeida é disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico.

Neste primeiro edital de 2021, os grupos atendidos foram de jovens em busca do primeiro emprego de 16 a 22 anos e de pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho, com idade a partir dos 18 anos.

Os cursos estão sendo realizados, via internet, com tutoria e supervisão do Departamento de Qualificação Profissional, da Semtepi. As trilhas disponibilizadas surgiram da necessidade das vagas de emprego ofertadas pelo Sine Manaus. “Muitas vezes, o empregador, além da experiência, solicita alguns cursos específicos referentes à vaga divulgada e no que depender da gestão do prefeito David Almeida, sempre daremos condições e base de qualificação profissional para que os mesmos possam ser inseridos ou reinseridos no mercado profissional”, disse a diretora de Qualificação Profissional, da Semtepi, Rayana Pinho.

Rayana Pinho
Rayana Pinho

Em um primeiro momento, 2.175 inscrições foram realizadas para participar das capacitações. Diante da procura, conforme a diretora, a secretaria já estuda lançar novos cursos, palestras, oficinas e workshops, para atender a grande demanda, para assegurar a qualificação de quem está em busca de uma vaga de emprego.

“Ressaltamos a importância dos cursos profissionalizantes, em meio a este período que estamos atravessando. Logo tudo isso vai passar e o mercado de trabalho será mais exigente quanto às vagas divulgadas. A modalidade virtual nos possibilitou alcançar pessoas de todas as zonas da cidade e o feedback tem sido gratificante”, destaca Rayana.

Ainda segundo ela, o total de 406 alunos está sendo contemplado dentro do edital nº 001/2021, recebendo acompanhamento de tutores, que estão à disposição por meio das plataformas Google Classroom e Zoom Meeting, além dos grupos de WhatsApp, o que evita a evasão, e auxilia na conclusão da formação profissional.

Radyr Júnior, Secretário Municipal da SEMTEPI

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Trânsito será alterado no entorno de cemitérios de Manaus para visitas no Dia das Mães; veja como fica

O trânsito no entorno de cemitérios públicos de Manaus sofrerá alterações para visitas em …