Home Notícias Manaus Segundo pesquisa, de 7 bancas do T5, 6 estão infectadas com coliformes fecais

Segundo pesquisa, de 7 bancas do T5, 6 estão infectadas com coliformes fecais

2 minutos tu consegue ler tudo sem se agoniar
174

Uma pesquisa pra lá de reveladora, realizada pela nutricionista Noemi Tamborine, revelou que de sete bancas de churrasco no Terminal 5 de Manaus, seis estão infectadas com coliformes fecais. Bactérias encontradas nas fezes humanas e de animais.

A nutricionista conta que fez a análise de micro-organismos relacionados a coliformes totais e fecais nas sete bancas que coletou as amostras. Para encontrar os resultados, a profissional levou em conta as barracas de churrasco do Terminal 5, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, Zona leste de Manaus.

A nutricionista Adelaide Araújo, não envolvida com a pesquisa, explica que, com o alimento exposto, eles ficam suscetíveis as bactérias em fezes secas de pombo, por exemplo, que viajam por meio da poeira. Atualmente no Terminal 5 atuam 107 ambulantes cadastrados junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Os dados são do próprio órgão.

O infectologista do Laboratório Sabin de Análises Clínicas Marcelo Cordeiro afirma que, normalmente, os alimentos vendidos no comércio informal não sofrem inspeções dos órgãos de fiscalização e que por isso, os riscos de contaminação são maiores. Ele informa que as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

De acordo com o especialista, existem centenas de tipos de DTA, mas as mais frequentes são as causadas por bactérias, como salmonelas e coliformes fecais, além de vírus, como rotavírus e norovírus. “Os principais sintomas de uma DTA são náusea, vômito e diarreia, mas podem também surgir dores abdominais e febre”, explica Cordeiro.

Terminal 5 / Foto : Divulgação
Terminal 5 / Foto : Divulgação
Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus
Comentários Fechados

Espia Esse Aqui

Prefeitura irá exibir em ambiente virtual em 360º os novos projetos urbanos e arquitetônicos

Entrando na fronteira da tecnologia da realidade virtual, a Prefeitura de Manaus, via Inst…