Segurança Pública do Amazonas oferece apoio a dependentes químicos que buscam tratamento - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 25 de maio de 2024

Amazonas

Segurança Pública do Amazonas oferece apoio a dependentes químicos que buscam tratamento

Publicado

no

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece apoio para dependentes químicos que buscam por tratamento, através do programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (DPV/Previne), que facilita a internação do dependente químico, desde que seja a vontade do paciente.

Segurança Pública do Amazonas oferece apoio a dependentes químicos que buscam tratamento – Imagem: Divulgação

O programa foi criado em 2003. A família ou o próprio dependente químico pode procurar os profissionais que atuam no DPV para viabilizar o serviço com a primeira escuta.

LEIA TAMBÉM  Defesa do SUS garante tratamento do câncer no Amazonas, afirma diretor da FCecon

“Nós fazemos a entrevista motivacional para saber se realmente é o paciente que está buscando ajuda ou é uma decisão tomada pela família, contra a vontade dele”, explicou Mary Léia Reis, psicóloga do DPV.

Após o primeiro contato entre a família, o possível paciente e os profissionais do Departamento, iniciam-se as diligências necessárias para a internação, caso seja a vontade do dependente químico.

Segundo Diana Cardoso, assistente social do programa, além do trabalho psicossocial, o DPV viabiliza a confecção da documentação dos pacientes, quando necessário.

“Geralmente, quando os dependentes químicos nos procuram, eles já não têm nenhuma documentação, já se encontram em extrema vulnerabilidade social. Então realizamos o acompanhamento e viabilizamos a retirada da segunda via de documentos”, disse.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A irmã de um dos pacientes atendidos pelo DPV/Previne contou como encontrou o programa e sobre o acolhimento que recebeu da equipe.

LEIA TAMBÉM  Coração do letreiro “Eu Amo Autazes” volta a embelezar a Praça Otaviano de Mello

“Nós estávamos com esse problema em casa há anos, e não sabíamos por onde começar. Foi quando resolvi pesquisar e entrei em contato com a secretaria, onde recebi todo o apoio da equipe”, disse a mulher. O irmão foi internado na clínica de reabilitação no dia 8 de abril.

Internação
Após todo o trâmite que antecede a internação, o paciente é encaminhado ao Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, unidade da SES-AM, localizado na rodovia AM-010.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de Tefé recebe doações para compor acervo do primeiro Memorial da cidade

Os interessados em receber o atendimento podem entrar em contato com o DPV/Previne pelos números 3652-2048, 3652-2000 ou 3652-2047.

Outra opção é ir até a sede da SSP-AM, que fica no shopping Manaus Via Norte, localizado na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. O horário de atendimento é das 8h às 11h, pela parte da manhã, e de 13h às 16h, pela parte da tarde, segunda a sexta-feira.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações