Senador Plínio Valério dá aval a plebiscito de criação do estado do Tapajós. - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Segunda-Feira, 18 de Março de 2024

Política

Senador Plínio Valério dá aval a plebiscito de criação do estado do Tapajós.

Publicado

no

Foto: Divulgação

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), deu parecer favorável a plebiscito à população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós.

Relator do projeto Plínio leu o relatório dele em uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (17).

Plínio argumentou que o movimento pela emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos e que a população que comporia o Estado manifesta-se “de modo unívoco seu desejo de emancipação do Pará”.

LEIA TAMBÉM  "Expectativa é que teremos vacina para todos em 2 meses", diz Serafim após Anvisa suspender fase 3 de teste

De acordo com a proposta, o Tapajós teria 43,15% do atual território do Estado do Pará e ficaria na porção leste. A região contaria com 23 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes.

Os membros da CCJ não votaram o parecer de Plínio Valério, porque o senador Eduardo Braga (MDB-AM) pediu vistas da matéria. Não há prazo para que o projeto de decreto legislativo seja apreciado na Câmara.

Segundo a Constituição, a criação de novos estados só pode ser feita por meio de lei complementar, aprovada pela maioria absoluta dos parlamentares tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Mas antes é preciso ouvir, por meio de plebiscito, a população interessada.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Se um eventual plebiscito decidir pela divisão do Pará, o Congresso terá que apreciar dois projetos de lei – um para cada nova unidade da federação.

LEIA TAMBÉM  Ao vivo: Datena anuncia saída da Band para se candidatar em 2022

Câmara recria Ministério do Trabalho e MP segue ao Senado

Plebiscito 2011

Em 11 de dezembro de 2011, foi realizado plebiscito para consultar a população votante à época sobre a divisão territorial do Pará. As opção eram “sim” para criação dos estados do Tapajós e Carajás, e “não” para a criação de novos estados.

LEIA TAMBÉM  De forma unânome Câmara Federal declara a perda de mandato de Deltan Dallagnol, condenado pelo TSE

Os eleitores paraenses em sua maioria decidiram manter o estado do Pará com o território original. A confirmação do resultado foi dada com 78% de urnas apuradas, duas horas depois do término da votação.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade Se inscreva em nosso canal

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações