Home Notícias Política Senador Plínio Valério dá aval a plebiscito de criação do estado do Tapajós.

Senador Plínio Valério dá aval a plebiscito de criação do estado do Tapajós.

1 minutos lido
43
Foto: Divulgação

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), deu parecer favorável a plebiscito à população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós.

Relator do projeto Plínio leu o relatório dele em uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (17).

Plínio argumentou que o movimento pela emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos e que a população que comporia o Estado manifesta-se “de modo unívoco seu desejo de emancipação do Pará”.

De acordo com a proposta, o Tapajós teria 43,15% do atual território do Estado do Pará e ficaria na porção leste. A região contaria com 23 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes.

Os membros da CCJ não votaram o parecer de Plínio Valério, porque o senador Eduardo Braga (MDB-AM) pediu vistas da matéria. Não há prazo para que o projeto de decreto legislativo seja apreciado na Câmara.

Segundo a Constituição, a criação de novos estados só pode ser feita por meio de lei complementar, aprovada pela maioria absoluta dos parlamentares tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Mas antes é preciso ouvir, por meio de plebiscito, a população interessada.

Se um eventual plebiscito decidir pela divisão do Pará, o Congresso terá que apreciar dois projetos de lei – um para cada nova unidade da federação.

Câmara recria Ministério do Trabalho e MP segue ao Senado

Plebiscito 2011

Em 11 de dezembro de 2011, foi realizado plebiscito para consultar a população votante à época sobre a divisão territorial do Pará. As opção eram “sim” para criação dos estados do Tapajós e Carajás, e “não” para a criação de novos estados.

Os eleitores paraenses em sua maioria decidiram manter o estado do Pará com o território original. A confirmação do resultado foi dada com 78% de urnas apuradas, duas horas depois do término da votação.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Política

Leia Também

Assembleia Legislativa do Amazonas concede Medalha Ruy Araújo ao empresário Luís Alberto Nicolau

O empresário e administrador Luís Alberto Nicolau recebeu nesta terça-feira (7), a Medalha…