Home Notícias Amazonas Sete municípios do interior recebem respiradores para combate à Covid-19

Sete municípios do interior recebem respiradores para combate à Covid-19

2 minutos lido
71

O Governo do Amazonas entregou 12 aparelhos de suporte avançado de vida para sete municípios. A entregas iniciaram no último fim de semana e vão até a próxima quarta-feira (08/07). Com essas entregas, o Estado terá enviado respiradores para 100% dos municípios polos e subpolos.

Foto: Divulgação/Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já instalou mais de 90 respiradores, no interior do estado, que auxiliam na montagem de leitos de cuidados intermediários (UCI) para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, o interior tem 116 UCIs.

“Esses equipamentos são essenciais para os pacientes que agravarem com Covid-19 aqui no município e após a pandemia, esses equipamentos são um legado, que vai ficar para atender outras enfermidades”, ressaltou o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

No fim de semana, foram entregues três respiradores, sendo um deles de transporte, para o município subpolo Coari (a 363 quilômetros da capital), que tem 4.263 casos confirmados. Também foram entregues três aparelhos para Humaitá por conta do aumento do número de casos de Covid-19, além de dois para a comunidade de Santo Antônio do Matupi (Manicoré), um para Apuí, um para Canutama e um para Tapauá.

Na segunda-feira (06/07), foi a vez do município de Itamarati receber um respirador. A cidade, de acordo com o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), já registrou 379 casos confirmados da doença.

Além do envio dos equipamentos, a Susam também forneceu aos municípios treinamento para capacitar os profissionais que atuam nas unidades para o uso dos respiradores.

Agradecimentos – Os secretários municipais de saúde agradeceram o apoio dos governos estadual e federal aos municípios do interior com o envio dos equipamentos e também o treinamento oferecido aos profissionais de saúde para o uso dos respiradores.

“Essa parceria, na verdade, é um apoio muito grande que a gente recebeu. O nosso município é de pequeno porte, nosso hospital necessita muito desse aparelho e acredito que vai ser de suma importância a gente chegar com esse aparelho no nosso município”, contou o secretário de saúde de Canutama, Raimundo Nonato Leal.

“Isso (respiradores) dará à população de Humaitá uma melhor qualidade de vida. A gente não quer que precise, mas se precisar o Estado do Amazonas coloca à disposição hoje com os seis ventiladores no município de Humaitá. A gente sempre diz que uma saúde forte se constrói com muito trabalho e isso é o que está acontecendo com o Estado do Amazonas através do governador Wilson Lima”, disse o secretário de saúde de Humaitá, Cleomar Scandolara.

Próximas entregas – Também vão receber, nesta terça-feira (07/07) e na quarta-feira (08/07), um respirador cada os municípios de Envira, Japurá, Juruá, Maraã, Pauini e Guajará.

Fotos: Divulgação/Susam

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam):[email protected]

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Governo do Amazonas já entregou mais de 1,3 mil cartões do Auxílio Estadual para profissionais da Cultura, Esporte e Turismo

O Governo do Amazonas já entregou, até esta quinta-feira (29/07), 1.334 cartões do Auxílio…