Sopa de morcego: Iguaria local que pode ter relação com coronavírus, segundo cientistas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 03 de Março de 2024

Internacional

Sopa de morcego: Iguaria local que pode ter relação com coronavírus, segundo cientistas

Publicado

no

O surto de um vírus, de origem ainda desconhecida, que já infectou mais de 600 pessoas China e está aterrizando o mundo pode ter uma relação com a culinária local. É o que afirmam cientistas levantaram estudos sobre o coronavírus.

Segundo o Jornal de Virologia Médica, no há uma suspeita de que o surto de coronavírus possa ter relação com a sopa de morcego. “Os resultados obtidos em nossas análises sugerem que o 2019‐nCoV (nome oficial do novo vírus) parece ser um vírus recombinante entre o coronavírus de morcego e um coronavírus de origem desconhecida”, afirmam os autores.

Foto: Reprodução/Twitter

De dezembro pra cá, mais de 600 pessoas foram infectadas, sendo que 17 delas morreram. Os principais sintomas são febre e problemas respiratórios, incluindo pneumonia. Nas redes sociais, pessoas afirma que em Wuhan, cidade onde o surto iniciou, a sopa de morcegos silvestres é um prato comum.

LEIA TAMBÉM  Moradores irritados com a gestão municipal, amarram Prefeito em veículo e o arrastam

O que se sabe sobre o coronavírus é que ele foi transmitido de animais para humanos e, posteriormente, a transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa. O local onde os primeiros casos foram relatados foi um mercado de frutos do mar e de animais vivos em Wuhan. O espaço foi imediatamente interditado e desinfetado por autoridades sanitárias, mas isto não impediu que o número de pessoas infectadas continuasse a aumentar.

LEIA TAMBÉM  Homem transmite ao vivo o momento horrível em que ele é atingido pelo carro na rua, deixando-o lutando pela vida

Um estudo anterior, de 2017, publicado no China Science Bulletin, ressaltava que “os morcegos estão conectados ao crescente número de vírus emergentes e re-emergentes que podem quebrar a barreira das espécies e se espalhar para a população humana”.

“Os coronavírus são um dos vírus mais comuns descobertos em morcegos, que foram considerados a fonte natural de coronavírus recentes suscetíveis a humanos, como SARS-CoV e MERS-CoV.”

LEIA TAMBÉM  Universitário se finge de inspetor de qualidade e passa um ano lanchando de graça

A SARS (síndrome respiratória aguda grave), surgida na China em 2002, e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), com origem na Arábia Saudita, em 2012, tiveram surtos parecidos com o atual.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Siga o canal

A primeira registrou cerca de 8.000 infectados, com algo em torno de 800 mortes. A segunda teve 2.200 casos e 790 óbitos.

Fonte: https://noticias.r7.com/

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações