Star-D uma alternativa amazonense de transporte de massa - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 20 de Abril de 2024

Amazonas

Star-D uma alternativa amazonense de transporte de massa

Publicado

no

Novo modal de transporte de massa é criado no Amazonas Reprodução

O projeto, batizado de Star-D, foi desenvolvido pelos engenheiros amazonenses Antônio Leão, Olávo Tapajós e Luiz Claúdio Alencar. O Star-D é uma alternativa  mista que extrai o melhor do BRT e do Monotrilho. Em relação ao transporte, ele se assemelha na questão de custo com o BRT e na relação da capacidade de movimentação de passageiros por hora se assemelha ao monotrilho.

Novo modal de transporte de massa é criado no Amazonas Reprodução

Novo modal de transporte de massa é criado no Amazonas
Reprodução


A grande vantagem desse modal de transporte é que ele é menos agressivo ao meio ambiente, pois a desapropriação de pessoas e espaços na cidade para implantação do sistema é menor. Além disso, pode ser considerado ecologicamente correto, ao usar o Gás Hélio para o dirigível e o Gás Natural Veicular (GNV) para acionar as turbinas do veículo. O projeto é conceitual, mas já está patenteado e devidamente registrado e reconhecido.
“A ideia do projeto Star-D surgiu de um amplo processo de estudos e pesquisas em busca de uma resposta para viabilizar uma outra alternativa para tratativa do problema crônico de mobilidade urbana existentes nas grandes cidades. Logo, não se poderia deixar a cidade de Manaus fora deste contexto problemático”, afirma um dos autores do projeto, Olavo Tapajós.
Segundo os engenheiros, o projeto é diferente de tudo que já foi pensado para a cidade, justamente por isso foi feito sob medida. Antônio Leão observou que as autoridades locais como a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado têm focado na solução, levando em consideração duas grandes alternativas, respectivamente, já devidamente consagrados mundialmente, que são o BRT e o monotrilho.
“Todavia, sabe-se que o projeto do monotrilho apresenta muitas desvantagens que acabam inviabilizando a sua implantação. Porém, o projeto BRT tem várias vantagens que o colocam como a principal alternativa de implantação em várias cidades do mundo. Entretanto, o projeto Star-D é uma alternativa inovadora, com um custo próximo ao do BRT, e a capacidade de movimentação de passageiros equivalente ao monotrilho”, afirma o engenheiro.
Os responsáveis pelo projeto estimam os custos aproximados do projeto Star-D entre US$ 20 e US$ 40 milhões por quilômetro construído. “Espera-se uma redução no custo da tarifa, até porque o Star-D tende vai movimentar um maior número de passageiros, de 20 a 60 mil por hora, facilitando a redução no custo da tarifa”, garante.
 

LEIA TAMBÉM  Médica de Manaus relata desafios e aprendizados dos 12 meses de pandemia da Covid-19 no Amazonas

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações