Susam inicia agendamento de teleconsultas do programa Regula Mais Brasil - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Amazonas

Susam inicia agendamento de teleconsultas do programa Regula Mais Brasil

Publicado

no

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio do Complexo Regulador do Estado, iniciou os agendamentos para atendimento das teleconsultas do Programa Regula Mais Brasil, nas especialidades de ortopedia geral e pediátrica, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto e pediatria, pneumologia, proctologia, gastroenterologia, urologia e cirurgia vascular.

As consultas serão realizadas por médicos especialistas do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por meio de videochamadas, pré-agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), e tem como objetivo reduzir a fila de espera da regulação para consultas especializadas e ampliar o uso da telessaúde no estado.

De acordo com o coordenador de regulação do estado, Roberto Maia Bezerra, as primeiras consultas serão realizadas a partir do dia 15 de julho, quando as solicitações pendentes no sistema serão avaliadas e os pacientes serão informados sobre o agendamento e receberão o link para a teleconsulta.

“O Sírio-Libanês já começou a analisar as solicitações para verificar quem é elegível ou não, de acordo com o que está na proposta, para agendar as consultas para o ambulatório virtual. Então, as primeiras consultas, com os médicos ligando por vídeo para o paciente, serão efetivadas a partir da segunda quinzena de julho”.

LEIA TAMBÉM  Prova do Cetam tem local alterado para quem faria o exame na Escola Estadual Solon de Lucena

Fluxo de atendimento – O médico da atenção básica avalia a necessidade de atendimento especializado e verifica com o paciente a possibilidade do atendimento virtual. Em caso positivo, o encaminhamento será inserido no Sisreg, com a indicação que o paciente aceita realizar teleconsulta com o Hospital Sírio-Libanês.

A indicação de teleconsulta será inserida no sistema, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelo paciente consentindo a modalidade de atendimento.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O pedido passa por avaliação do médico regulador, que pode autorizar o atendimento com especialista via telessaúde ou por consulta presencial em uma das unidades ambulatoriais físicas que atendem ao SUS.

No dia agendado, o médico teleconsultor conversa diretamente com o paciente e não é necessária a realização de download de nenhum tipo de aplicativo. O paciente acessa o link disponibilizado na confirmação da consulta, autoriza acesso ao microfone e à câmera de vídeo e realiza a teleconsulta, que pode ser por computadores ou em smartphones.

LEIA TAMBÉM  Já são 32 casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas e 20 casos em investigação

Fases de implantação – As teleconsultas no Amazonas ocorrem em quatro fases. Nos primeiros 15 dias de julho serão avaliadas e agendadas as primeiras consultas virtuais, e na segunda quinzena iniciam os atendimentos para os usuários do SUS de Manaus.

A partir de agosto, novas especialidades serão inseridas no sistema, e o programa passa a atender pacientes dos municípios da Região do Entorno de Manaus (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo), da Região do Rio Negro e Solimões (Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Coari, Codajás, Manacapuru e Novo Airão), da Região do Médio Amazonas (Itacoatiara, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba) e da Região do Baixo Amazonas (Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins).

Em setembro serão ampliadas a regulação e realização das Teleconsultas das Solicitações das Unidades de Saúde Solicitantes dos municípios da Região do Rio Madeira (Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã), da Região do Triângulo (Alvarães, Juruá, Japurá, Maraã, Tefé e Uarini), da Região do Rio Purus (Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá), da Região do Rio Juruá (Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati), da Região do Alto Solimões (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins) e da Região do Alto Rio Negro (Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira).
Regula Mais Brasil – As ações de telessaúde do Regula Mais Brasil fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, que tem como estratégia a qualificação da assistência na Atenção Primária em Manaus e demais municípios do estado.

LEIA TAMBÉM  Sicoob Amazônia inaugura nova agência em Manacapuru e se torna mais forte e com maior potencial

Desde a sua implantação em abril de 2019, o Projeto conseguiu reduzir em média 90% da fila de espera nas consultas especializadas em proctologia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia e pneumonia.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Susam inicia agendamento de teleconsultas do programa Regula Mais Brasil – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações