Publicado
7 meses atrásno
Por
Jussara Melo
Nesta sexta-feira (12/8) a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou orientações sobre varíola dos macacos (monkeypox) à população. A doença apresenta registro de casos com transmissão comunitária no Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as orientações são voltadas para a população e para a rede pública e privada de saúde. “Considerando que o Amazonas apresenta casos de pacientes que adquiriram a doença no estado, a FVS-RCP alerta para a importância das pessoas se prevenirem da doença, contribuindo com o controle que já é realizado pelo estado”, destaca.
O comunicado de risco nº 12/2022 traz informações para a população sobre como se prevenir contra a monkeypox.
O documento está disponível em: https://bit.ly/3C2sovc.
Tatyana acrescenta, ainda, que a FVS-RCP monitora o cenário epidemiológico de Monkeypox diariamente, por meio do Centro de Operações Estratégicos (COE) instalado na instituição, que atua em articulação com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), com o de Manaus (CIEVS-Manaus) e demais núcleos de vigilância em saúde municipais.
“Estamos em constante monitoramento. Então, conforme nova definição de caso suspeito de Monkeypox, qualquer lesão na pele, que apareça de repente, é preciso procurar um serviço de saúde para avaliação médica”, acrescenta a diretora-presidente da FVS-RCP.
A secretária executiva de Assistência da Capital, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, destaca que a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) é a unidade de referência do Estado para atendimento de pacientes que apresentam sinais e sintomas da Monkeypox. No entanto, toda a rede de saúde está sensível para o atendimento de casos suspeitos.
“Havendo um aumento de demanda, nós temos uma rede sensível também para acolher e prestar os serviços necessários a esses usuários. Nós temos serviço e unidade de pronto atendimento, hospitais, pronto-socorro adultos e pediátricos, e maternidades preparadas, para atendimento”, afirma a secretária.
Uma nota técnica da SES-AM e FVS-RCP, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus), traz orientações e medidas de vigilância, prevenção e controle de Monkeypox no Amazonas para a rede pública e privada de saúde.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Dia mundial do Rim: confira as doenças mais comuns e saiba como se prevenir!
Vacine Já: Mais de 1,3 mil pessoas se vacinaram contra a Covid-19 durante a campanha em supermercados, nesta sexta-feira
Após 5 anos, assassino da britânica Emma Kelty é preso após levar sua filha em Unidade de Saúde
Amazonas encerra 2022 com 606 mil usuários de planos de assistência médica, aponta ANS
No interior do Amazonas, irmão posta foto sorridente ao lado do corpo do irmão morto
Vídeo : Homem mata jovem no MT e é encontrado morto pendurado em uma árvore no interior no AM