Vídeo : Menino autista que vendia salgado é derrubado da bicicleta e gera revolta nas redes sociais! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 28 de janeiro de 2023

Polícia

Vídeo : Menino autista que vendia salgado é derrubado da bicicleta e gera revolta nas redes sociais!

Publicado

no

Menino autista que vendia salgado é derrubado da bicicleta e gera revolta nas redes sociais!

Na tarde desta quarta-feira (5), viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra um vendedor de salgados sendo hostilizados por funcionários de uma oficina mecânica na cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso.

Rapidamente, pela forma covarde como aconteceu, tentou-se identificar quem era o rapaz e por que ele havia sofrido aquela violência gratuita, além de querer saber qual seria a posição da empresa em relação ao ocorrido.

Descobriu-se que apesar de o vídeo ter ganho as redes sociais nesta quarta, ele foi gravado há 2 semanas atrás. Também, averiguou-se que o rapaz que cai no chão de bicicleta e derrubando os salgados é um menor de idade, conhecido como Daniel, 16, que costumeiramente vendia seus salgados na oficina para ajudar nas despesas de casa. Vale reforçar ainda que o jovem é autista.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

No vídeo é possível ver quando Daniel  sobe em sua bicicleta e é derrubado por um homem, que pisa forte na roda da bicicleta empurrando-a para frente a ponto do Daniel se desequilibrar e cair feio com seu material de trabalho. O homem dá risada ao lado de um colega e tenta correr pra outro local, enquanto um terceiro funcionário corre para ajudar o rapaz.

Ao portal BHAZ, o pai do adolescente, Carlos André Soares, contou que o filho vende salgados feitos pela mãe há cerca de um ano para ajudar nas despesas de casa.

“Eu trabalho lá do lado, estamos fazendo um quartinho para ele que a nossa casinha é apertada. Nós estamos pelejando para ver se conseguimos fazer isso. Ele começou a vender os salgados para ajudar. Ele vende e todo mundo conhece ele muito, não sei porque aconteceu isso”, lamenta o pai.

Menino autista que vendia salgado é derrubado da bicicleta e gera revolta nas redes sociais!

Menino autista que vendia salgado é derrubado da bicicleta e gera revolta nas redes sociais!

Nota da Empresa

Em nota a empresa Revise Autocar, local onde ocorreu tudo, basicamente disse que lamenta o episódio, que ninguém será punido e que isso é tudo era uma brincadeira e que está tudo bem. O único que será culpado dessa violência gratuita e humilhação será o responsável pela divulgação do vídeo. Após essa nota, a empresa fechou a área de comentários. Confira abaixo na íntegra a nota da empresa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Uma publicação compartilhada por REVISECAR AUTO CENTER GTA (@revisecar_auto_center)

‘Não foi uma brincadeira’

Em vídeo publicado ao lado de Daniel e da mãe dele, o empresário Patrick , dono da autopeças Revisecar Auto Center se manifestou sobre o assunto, disse que todos os que trabalham no local são amigos do rapaz.

“A gente tem uma brincadeira, uma maneira de se tratar. Eu chamo ele de meu genro, ele me chama de meu sogro, a gente tem essa proximidade”, disse ele. Ainda segundo o homem, os funcionários que empurraram Daniel pediram desculpas ao garoto e agora estão sendo alvo de ameaças na cidade.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Ao BHAZ, o advogado Marcus Macedo, presidente da comissão de direitos humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Mato Grosso, conta que tem acompanhado o caso. Ele esteve na Delegacia de Guarantã do Norte ao lado da família de Daniel para denunciar o abuso sofrido pelo adolescente.

“O pai e a mãe foram ouvidos hoje pela manhã e, apesar de a empresa dizer que foi uma brincadeira, eles acreditam que não foi. Na bicicleta do jovem havia um bolo que foi destruído no tombo e a pessoa que derrubou a bicicleta se negou a pagar o prejuízo”, disse Marcus em conversa com o BHAZ.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por REVISECAR AUTO CENTER GTA (@revisecar_auto_center)

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Família repudia violência

Ao ser ouvido pelos policiais, o jovem contou que os funcionários riram dele no momento em que ele caiu. Ainda segundo consta no boletim de ocorrência, Daniel está envergonhado com toda a situação e não quer mais sair na rua para vender salgados.

A família será acompanhada por uma psicóloga da cidade para que consigam superar o ocorrido. Apesar de todo o transtorno, o pai e a mãe do adolescente não desejam nenhum mal aos funcionários da autopeças.

“Esse episódio gerou um movimento aqui na cidade, de se fazer justiça com as próprias mãos, mas a família não quer isso por entender que violência gera mais violência”, pontua o advogado Marcus.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Rede de solidariedade

O momento em que o garoto é derrubado tem repercutido ao longo da semana e comoveu até mesmo o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves. No Instagram, o chefe do Executivo municipal compartilhou a cena que disse ter “cortado o coração” dele.

“Lembro quando entregava pão. Hoje, vendo isso, corta o meu coração com jovem empreendedor… Guarantã não pode parar”, escreveu ele em publicação feita nessa quarta-feira (4).

Ainda ontem, uma vaquinha criada por influenciadores digitais da cidade arrecadou mais de R$ 15 mil para a família. “Eles são pessoas bem humildes, de baixíssima renda. Esse caso gerou uma corrente do bem aqui na cidade, ele ganhou uma bicicleta de doação. O mal feito a ele se transformou em bem”, diz Marcus.

No perfil de Daniel no Instagram, o garoto também tem recebido dezenas de mensagens de apoio.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Veja o vídeo do momento da atitude covarde

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações