Vídeo: Saiba como não cair no golpe que mira usuários da OLX

867

Um golpe contra usuários do WhatsApp, aplicado através de sites de venda como OLX e Mercado Livre, vem acontecendo com frêquencia, nele os golpistas usam as redes sociais para roubar a conta do mensageiro instantâneo das vítimas, sem nenhum tipo de malware. Entenda como funciona e saiba se proteger.

Foto: Reprodução

Em um vídeo gravado por uma vítima, a ação do golpista que se diz fazer parte da central de atendimento da OLX é registrada. Nela o “atendente” pede para a vítima confirmar todos os dados contidos no anúncio da OLX, para ganhar credibilidade.

Em seguida ele diz que o atendimento gerou um número de protocolo que chegará via sms para o “cliente”, mas na verdade trata-se da tentativa de utilizar o Whatsapp da vítima, através da confirmação do código mandado pelo aplicativo.

Se a vítima confirmar o código, o golpista assume o controle de seu WhatsApp e manda mensagens para vários contatos, pedindo dinheiro com urgência.

Para evitar este tipo de golpe, é importante verificar a confiabilidade das ligações, emails e mensagens antes de repassar quaisquer dado. Caso algum amigo lhe peça dinheiro por mensagem, ligue para esta pessoa e confirme se é a mesma que está entrando em contato com você.

Confira o vídeo com ação do golpista:

Comentários