Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 06 de outubro de 2022

Política

Votos de Ciro começam a migrar para Lula no “Voto útil”

Publicado

no

Já começa a ser captado pelas pesquisas a migração de votos do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) pela pesquisa BTG/FSB divulgada hoje. Essa é a primeira vez que a pesquisa aponta esse movimento conhecido como “voto útil”. Quem tem se beneficiado dos votos do Ciro Gomes, é em sua maioria o candidato Lula (PT).

Lula foi o único candidato a subir fora da margem de erro, 3 pontos percentuais. O petista está agora com 42% de intenção de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) se manteve no mesmo lugar, com 35%.

A soma dos votos dos candidatos da ex-chamada terceira via — Ciro Gomes, Simone Tebet (MDB) e Soraya Tronicke (União Brasil) — vinha crescendo de levantamento em levantamento e, na última rodada da BTG/FSB, chegou a atingir 19%.

Nesta, porém, caiu para 14%, cinco pontos percentuais a menos.

Desses cinco pontos perdidos pelos candidatos da ex-terceira via, três foram para o cesto de Lula e dois entraram para a categoria dos “indecisos”.

Embora não seja possível afirmar categoricamente que todos os votos que migraram para Lula vieram de Ciro — e não de Simone Tebet ou Soraya Tronicke— todos os indícios apontam para essa conclusão.

Ciro Gomes, assim como Tebet, perdeu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do instituto. Mas são os eleitores do pedetista, e não de Tebet, os que demonstram maior tendência a mudar seu voto para Lula.

A pesquisa perguntou para os 18% dos eleitores que disseram ainda poder mudar de candidato qual seria o segundo nome de sua preferência.

Entre os eleitores de Ciro, 43% disseram que votariam em Lula, contra apenas 15% de Tebet.

Na pesquisa anterior, os eleitores de Ciro que diziam poder votar em Lula eram 38%, cinco pontos percentuais a menos. Os de Tebet, 22%, sete pontos a mais.

Vem também dos eleitores de Ciro a maior porcentagem de entrevistados que diz ainda poder mudar de voto, 56%. Entre os eleitores de Tebet, eles são 50%. Apenas 11% dos eleitores de Lula e 10% dos de Bolsonaro afirmam que podem mudar de ideia até o primeiro turno.

Votos de Ciro começam a migrar para Lula no “Voto útil”

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Asfalta Manaus

MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade

O cuidado cada vez mais perto

O cuidado cada vez mais perto

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações