1ª morte por ‘Varíola dos Macacos’ é confirmada no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 19 de Maio de 2024

Amazonas

1ª morte por ‘Varíola dos Macacos’ é confirmada no Amazonas

Publicado

no

A Secretária Municipal de Saúde de Parintins informou a primeira morte causada pela monkeypox, a varíola dos macacos. A confirmação foi feita através de nota na tarde deste sábado (27).
Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, morador do município de Parintins. Ele era soropositivo com abandono de tratamento que apresentou febre, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores.

A vítima veio a veio a óbito após agravar sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado, em Manaus. A fonte de infecção ao vírus monkeypox ainda está em investigação epidemiológica.

Confira a nota:

NOTA

CASO POSITIVO DE MONKEYPOX EM PARINTINS

A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins – SEMSA, por intermédio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS PIN) da Coordenação de Vigilância em Saúde de Parintins, vem informar sobre 01 primeiro caso confirmado de Monkeypox (Varíola Símia), notificado e residente no município de Parintins.
O CIEVS-PIN informa que recebeu no dia (18.08.22), através do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) FIOCRUZ – AMAZÔNIA que recebe amostra do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN AM), a confirmação diagnóstica para Monkeypox de um caso notificado no dia 12 agosto (exame laboratorial por PCR em Tempo-Real, com resultado DETECTÁVEL).
Trata-se de indivíduo do sexo masculino, residente do município de Parintins, soropositiva com abandono de tratamento que apresentou febre, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores. Paciente veio a óbito devido ao agravo de sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado. A provável fonte de infecção ao vírus monkeypox ainda está em investigação epidemiológica.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Conforme orientação do CIEVS Nacional, os casos estão sendo contabilizados pelo local de residência para os residentes no Brasil. Os casos que não residem no Brasil são contabilizados pela UF de notificação. Sendo assim, o município de Parintins passa a ter 01 caso confirmado.

Saliento que todo caso suspeito de Monkeypox no município deve ser notificado ao CIEVS Parintins através do e-mail: cievsmunparintins@gmail.com e deve permanecer em isolamento imediato até o desaparecimento das lesões, conforme NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 025/SES-AM – FVS-RCP – SEMSA Manaus, de 12 de agosto de 2022.

Secretário Municipal de Saúde de Parintins/Am
Clerton Rodrigues Florêncio

Coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins/AM
Elaine Pires Soares

Coordenadora da REDE CIEVS PARINTINS/AM
Rinelza Gemaque Garcia

Apoiador Técnicodo CIEVS PARINTINS /AM
Iana Albuquerque

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Analista de Sistema CIEVS-PIN/AM
Antônio Lucas Batalha

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
LEIA TAMBÉM  Especial 162 anos de Tefé: Prefeitura tem restauração de sede concluída e é celebrada com festa

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações