Covid-19: Doença mantém sob controle na tríplice fronteira; Brasil, Peru e Colômbia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 28 de janeiro de 2023

Amazonas

Covid-19: Doença mantém sob controle na tríplice fronteira; Brasil, Peru e Colômbia

Publicado

no

O secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, acompanhou no último sábado (07/08), em Tabatinga e Benjamin Constant, no Alto Solimões, as ações de monitoramento e prevenção à Covid-19 na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

Covid-19: Doença mantém sob controle na tríplice fronteira; Brasil, Peru e Colômbia- Imagem: Divulgação

Apesar do alerta de surto em Islandia, município peruano, a pandemia segue controlada no lado brasileiro. O número de casos reduziu e não há internações ou óbitos por Covid-19 em Benjamin Constant, nem em Tabatinga.

Em Benjamim Constant, a cobertura da primeira dose da vacina está acima de 80%, e o município não registra internação por Covid-19 há mais de dois meses. Em Tabatinga, a única internação recente foi de um residente que contraiu a Covid-19 em viagem para fora do estado. Porém, o município precisa aumentar a cobertura vacinal, onde a primeira dose está abaixo de 70%.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O secretário pretende voltar a Tabatinga em 15 dias para coordenar uma ação de vacinação com busca ativa de casa em casa para vacinar o máximo de pessoas possíveis.

“Nós viemos pela preocupação que nos foi alertada, chegamos em Tabatinga e Benjamin Constant, vimos que as barreiras estão muito bem formadas. Assustou um pouco, porque em julho teve 70 casos em Islandia, no Peru, em frente a Benjamin Constant”, disse Anoar, que avaliou como tranquila a situação nos dois municípios brasileiros até o momento.

Vigilância reforçada – Desde a semana passada, equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) estão na região atuando junto com os municípios na intensificação da vacinação na população e também nos portos das cidades, onde fazem o monitoramento dos viajantes dos três países por meio da testagem para identificação de variantes do novo coronavírus.

Em Tabatinga, o Governo do Amazonas também entregou equipamentos e insumos para a ampliação do diagnóstico no Laboratório de Fronteira (Lafron) que, pela primeira vez, vai realizar testagem de RT-PCR in loco.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

As ações na tríplice fronteira têm a parceria do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Fiocruz Amazônia, e acontecem em conjunto com as prefeituras de Tabatinga e Benjamim Constant.

Covid-19: Doença mantém sob controle na tríplice fronteira; Brasil, Peru e Colômbia- Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações