Compromisso de SP na COP26 é não vender carro novo a combustão, a partir de 2035 - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 28 de Abril de 2024

Sustentabilidade

Compromisso de SP na COP26 é não vender carro novo a combustão, a partir de 2035

Veículos elétricos poluem 30% menos do que um modelo à combustão por gasolina e diesel, mesmo em países que usam energia fóssil, de acordo com pesquisa do Transport & Environment, grupo ambientalista da União Europeia

Publicado

no

COP26

São Paulo firmou compromisso, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), de proibir vendas de novas unidades de carros à combustão, a partir do ano de 2035.

A professora do departamento de ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), comemorou o compromisso ao portal CNN Brasil: “Uma excelente notícia”.

Complementa ainda que “a frota de veículos é responsável pela maior parte da emissão de poluentes e mais de 60% da emissão de gases de efeito estufa” e que “há ganhos em duas frentes: na qualidade do ar e para evitar a emissão de gases. É um passo importante”.

A alternativa para que o compromisso seja cumprido são os veículos elétricos, que não emitem gases de efeito estufa, por serem movidos a eletricidade, como carros, motos, ônibus, bicicletas e carrinhos elétricos.

LEIA TAMBÉM  Moradores da comunidade Vista Alegre em Nhamundá resgatam filhote de peixe-boi

A professora explica: “Tem que pensar nos veículos e ônibus, incluir elétricos na frota é muito importante”. O combustível fóssil vai acabar e é preciso buscar alternativas para a mobilidade”.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Atualmente, já há cerca de 16 milhões de carros elétricos em atividade ao redor do mundo, e 6 milhões foram comercializados apenas em 2021, conforme dados veiculados no portal CNN Brasil.

Na COP26, esse tipo de veículo foi o escolhido como principal meio no desenvolvimento da descarbonização, mesmo que ainda não seja totalmente verde.

A tendência para os próximos anos é o aumento das fontes renováveis de energia

O tipo de matriz energética de um país pode reduzir o efeito verde dos veículos elétricos, ou seja, os benefícios da mobilidade elétrica para o meio ambiente podem ser um pouco reduzidos se a matriz energética que abastece os veículos se originar da geração fóssil.

LEIA TAMBÉM  Projeto “Plantando Saberes & Colhendo Florestas” sensibiliza comunitários sobre conservação de espécies da fauna e flora da Amazônia

Porém, a tendência é que, nos próximos anos, haja o aumento do uso das fontes renováveis de energia, pois, na conferência, foram feitos compromissos para governos e iniciativas privadas atuarem no processo de descarbonização nos próximos 30 anos.

No Brasil, a geração de energia solar, limpa e renovável, já ocupa o segundo lugar na matriz energética. A tendência é continuar em crescimento nos próximos anos. Outras energias limpas também são prioridade do país, como a hídrica, que fica em primeiro lugar como fonte de energia.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Mesmo em outros países onde as fontes primárias de energia ainda não sejam renováveis e limpas, com a tendência de mudança para o cenário verde, os veículos elétricos são a aposta.

LEIA TAMBÉM  Programação especial para o dia das crianças no Parque Nascentes do Mindu, o coração do igarapé!

Conforme presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), “não importa a matriz, o carro elétrico sempre supera o convencional, pois mesmo que seja 100% suja, a emissão de CO2 equivalente no ciclo total ainda assim será 10% menor do que naquele a combustão”.

Atualmente, aproximadamente 60% de toda a energia do mundo advêm de fontes não renováveis, como o gás natural e o carvão, porém o presidente da ABVE acredita que a expansão da renovação da matriz energética está intrinsecamente relacionada com a eletrificação dos veículos.

 COP26

COP26

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Divulgamos em nosso portal as principais notícias, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos. Nos siga nas redes sociais @noamazonas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações