Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema? - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 20 de Abril de 2024

Corporativas

Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema?

Emplacamento de veículos elétricos no Brasil em 2022 bateu a marca de quase 50 mil unidades

Publicado

no

Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema?

Segundo dados de um estudo do Citibank, ao considerar os números agregados globais, o percentual do mercado dos elétricos e híbridos ficou em 14,7% em 2022 e deve chegar a cerca de 20% em 2023. Estima-se que, até 2030, a representatividade das vendas mundiais possa chegar a 45%. Já de acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de automóveis leves eletrificados no Brasil representam, no ano de 2022, quase 50 mil unidades emplacadas, superando em 41% o número de emplacamentos de 2021.

Movimentações como essas reaquecem o debate sobre a adoção ao veículo elétrico como melhor opção da perspectiva de sustentabilidade, enquanto a opção a etanol apresenta ótimo desempenho neste sentido e já está bastante consolidada no Brasil.

Naturalmente, cenários como este sempre fazem o mercado se agitar em torno do questionamento sobre as preferências e as viabilidades entre um modelo e outro. Ciente disto, André Ricardo Vieira, CEO, sócio e fundador da Solution4Fleet, consultoria de gestão para locadoras e concessionárias do grupo Santander, comenta quatro aspectos comuns em relação a este assunto:

LEIA TAMBÉM  Ciência, tecnologia e inovação fomentam a bioeconomia na Amazônia 

1. Quem vence a batalha entre elétrico e etanol?

O veículo a etanol nunca vencerá essa batalha, porque existe um interesse comercial muito grande em transformar a matriz energética dos carros. Lembrando que o carro elétrico, em média, é composto por apenas 35% das peças de veículos convencionais. Isso quer dizer que, em escala, a tendência é que, no futuro, ele seja criado de uma forma cada vez melhor, o que significa que o valor desses carros será bem mais acessível.

2. Perspectiva de transição de veículos a combustíveis fósseis para os elétricos

A transição vai acontecer. Nesse processo, o grande destaque será o veículo híbrido, que deve, cada vez mais, ser abastecido a álcool. Trata-se, porém, de uma transição longa, porque não envolve apenas carros, mas também caminhões e ônibus, além das questões de infraestrutura que precisam ser desenvolvidas, como os pontos de carregamento dos veículos. Lembrando, que estamos em um período de chegada do hidrogênio, que tende a movimentar muito o mercado, já que o seu resíduo é água. Mas o processo de armazenagem desse combustível ainda é complexo e caro.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

3. Incentivos do Governo devem existir, mas não serão eternos

Como estamos em um período de transição de poder, não é possível afirmar com certeza absoluta que haverá uma intensificação de incentivo por parte do Governo para acelerar a transição entre veículos a combustíveis fósseis e os elétricos. Porém, ao analisar o que tem acontecido em outros países, é possível supor que o incentivo existirá por um período, mas não no longo prazo.

LEIA TAMBÉM  Compostagem com restos humanos é aprovada em Nova York

4. Entraves e motivadores da popularização dos veículos elétricos no Brasil

Sem dúvida, são três os principais entraves da popularização dos veículos elétricos no Brasil: alto valor do automóvel, pelo menos, no momento da chegada ao mercado; estruturação de uma rede de abastecimento eficiente; e a adaptação dos motoristas ao processo de abastecer com mais previsibilidade do percurso. Porém, os benefícios são animadores. Conforme sinaliza Vieira, trata-se de um carro mais fácil e gostoso de dirigir e um pouco mais seguro, além de ter a tendência de apresentar um valor mais acessível ao longo do tempo.

LEIA TAMBÉM  Geração de resíduos tem queda e registra 81,8 milhões de toneladas em 2022

“Estudos mostram que o etanol é o primeiro colocado entre os combustíveis mais limpos que existem. Os carros elétricos, desde que tenham fontes de energias limpas, tendem a ser um meio de transporte com baixíssimo impacto negativo ao meio ambiente”, explica Vieira. “Estou bastante entusiasmado com a chegada do carro elétrico ao Brasil. Acredito que, de 2023 a 2028, este crescimento inicial seja bem gradativo. Mas, a partir de 2029, a adesão a ele será acelerada”, conclui o executivo.

Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema?

Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema?

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Divulgamos em nosso portal as principais notícias, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos. Nos siga nas redes sociais @noamazonas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações