Home Entretenimento Curiosidades 4 formas de praticar um novo idioma

4 formas de praticar um novo idioma

2 minutos lido
287
Fonte: JESHOOTS.COM / unsplash.com

Apesar de estar no currículo de todas as escolas do país, o inglês é falado por apenas 5% da população brasileira. Desses 5%, apenas 1% falam fluentemente. Os principais obstáculos apresentados geralmente são: a falta de tempo e os preços altos dos cursos particulares.

Por ser algo quase que raro no país, dominar um segundo idioma é algo bastante importante para o currículo. Hoje em dia, quem deseja se destacar no mercado de trabalho, precisa saber que esse segundo idioma é fundamental.

No entanto, como aprender e praticar um novo idioma sem gastar muito e com pouco tempo disponível durante o dia? Saiba que é possível! Vamos te mostrar a partir de agora, dicas essenciais que vão fazer o seu cérebro começar a pensar em outra língua. Veja só:

1 – Mude o idioma do seu celular e do seu computador

Imagine só você olhando para os comandos do celular e do computador em outro idioma? É verdade que no início pode confundir um pouco a sua cabeça. No entanto, pense o que vai acontecer quando você se acostumar e começar a ler essas palavras todos os dias? Elas vão se tornar normais para o seu cérebro.

Ficou com dificuldade em achar alguma função em específico? Não sabe o que significa determinada palavra? Não tem problema algum você consultar o tradutor! É ainda melhor, pois assim você irá aprender o significado e provavelmente não vai mais esquecer.

2 – Assista aos seus filmes e séries favoritas em outro idioma

Esqueça de uma vez por todas as versões dubladas dos seus filmes e séries favoritas. Comece a revê-los no idioma que você deseja aprender. A dica aqui é você colocar as legendas no mesmo idioma. Assim, você trabalha tanto a audição, quanto a leitura.

Qual o seu nível com o novo idioma? É recomendado que você utilize esse método em tudo o que puder assistir, independentemente se você já viu ou não. Caso você seja iniciante a sugestão é a seguinte, assista três vezes:

  • A primeira com legendas em português
  • A segunda com legendas no idioma desejado
  • A terceira sem legendas

Caso o seu nível seja mais evoluído, a sugestão é começar pelas legendas já no idioma desejado.

3 – Use aplicativos de celular

Existem aplicativos de celular que são excelentes opções para quem deseja aprender outra língua. Muitos deles são gratuitos. Alguns exemplos de apps são: Duolingo, Babbel, Busuu e Memrise.

“A tecnologia dos apps chega para ajudar quem deseja aprender outro idioma e não possui condições financeiras para pagar uma escola de inglês, por exemplo. Na maioria das vezes eles são intuitivos e possuem técnicas de gamificação. Assim, tornam o processo de aprendizado semelhante a um jogo de celular”, afirma Elen Gonçalves, especialista em tecnologia do portal TechReviews.

4 – Fique atento para Bolsas de Idiomas na sua cidade

A Prefeitura de Manaus divulga todo semestre o processo seletivo para o Programa Bolsa Idiomas. A iniciativa contempla sete línguas estrangeiras, e oferece bolsas que vão de 50% a 100%.

Os idiomas oferecidos são: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Para participar é necessário ter a partir de 16 anos, ter renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos e residir em Manaus.

__

Além dessas dicas, também é interessante conhecer pessoas de outro país para praticar a fala; ler notícias nos jornais de fora; escrever em outro idioma; e ouvir músicas e podcasts.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Leia Também

Vídeo: Homem leva ‘piruzada’ ao tentar assaltar sex-shop

Uma funcionária de uma sex-shop na cidade de Novokuznetsk, na Rússia, impediu um assalto u…