Home Notícias Sustentabilidade Como a sustentabilidade dentro de casa pode ajudar o meio ambiente e o seu bolso

Como a sustentabilidade dentro de casa pode ajudar o meio ambiente e o seu bolso

2 minutos lido
1,055
Fonte: Alexandra Gorn / unsplash.com

A geração de lixo no Brasil aumentou em 11% em uma década. Engana-se quem pensa que o consumo cresceu apenas porque o número de pessoas também aumentou. De forma individual, os cidadãos geraram no ano passado 7 quilos a mais de lixo, por pessoa, do que há dez anos.

Os números podem ter a ver com outra estatística. Menos da metade dos brasileiros, 49%, tende a reutilizar as embalagens e separar o lixo para reciclagem. No entanto, 82% acreditam que a sustentabilidade é importante. O problema é que muita gente não sabe ou não pratica medidas sustentáveis.

Pensando nisso, preparamos um texto que vai te ajudar a trazer sustentabilidade para a sua casa e consequentemente para a sua vida financeira. Veja só:

1. Tenha mais plantas em casa

Muita gente não sabe, mas possuir plantas dentro de casa pode te ajudar a controlar o microclima local. Com isso, a temperatura fica mais agradável e o ar mais puro.

As plantas trazem vida à sua residência e são um detalhe a mais na sua decoração.

Você sabia que as plantas também podem ser utilizadas como uma forma de telhado? São os chamados “telhados verdes”.

O telhado verde nada mais é do que um telhado coberto por plantas. Eles geralmente são utilizados em casas e trazem diversos benefícios, como:

  • a redução da temperatura do ambiente em dias de calor;
  • a captação e reutilização da água da chuva;
  • a qualidade de vida do ambiente, com diminuição da poluição ao redor do local, por conta do processo de fotossíntese.

2. Tenha sua própria horta

Nada melhor do que ter em casa aquela cebolinha, salsinha ou hortelã fresquinhas, não é mesmo? Antes de mais nada, é importante levar em consideração o espaço disponível. Você mora em casa ou apartamento? Qual o tamanho dos seus vasos?

Dependendo do seu espaço, é possível investir em mudas frutíferas e hortaliças de maior porte. Caso você more em um apartamento e o espaço seja menor, também existirão diversas opções.

O importante é cultivar a própria horta e comer produtos frescos e sem agrotóxicos.

3. Reutilize os móveis

Quanto mais coisas novas você comprar, mais lixo você vai gerar. Portanto, sempre que possível reutilize os móveis usados.

A sugestão é colocar um estofado diferente no seu sofá antigo, por exemplo. Você também pode usar móveis de madeira reciclada ou vinda de reflorestamento.

Não dá para reaproveitar os móveis? Saiba que existem opções baratas no mercado que não deixam a desejar.

Por exemplo, para quem deseja investir menos, os móveis em madeiras de MDF e MDP são opções que ao mesmo tempo são materiais resistentes e sofisticados.

4. Reduza o uso de embalagens

A dica aqui é recorrer para embalagens de vidro. Estamos falando dos potes de geleia, palmito, beterraba e azeitona, por exemplo. Eles devem ser reaproveitados dentro de casa. Você pode guardar temperos, grãos ou outros itens de cozinha.

Lembre-se que ao preferir as embalagens de vidro, você reduz o consumo de plástico no mundo.

5. Separe tudo o que puder

Apenas 3% do total de lixo produzido no Brasil é reciclado. A estimativa é de que pelo menos 30% poderia ser reciclado, ou seja 10 vezes mais. Portanto, precisamos fazer a nossa parte!

Para isso, você deve reduzir a quantidade de coisas que joga fora e reutilizar o máximo possível; além de separar exatamente tudo o que pode ser reciclado: papéis, plásticos, vidros e metais.

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Sustentabilidade

Leia Também

Campos Sales receberá caminhão da Semmas nesta quinta (14) no programa Manaus Mais Verde

A Prefeitura de Manaus retoma, após o feriado do dia 12 de outubro, a programação de doaçã…