80% do fornecimento de energia é normalizado em Iranduba e Manacapuru após 7 dias de apagão

137

No fim da manhã desta sexta-feira (26) o fornecimento de energia nas cidades de Iranduba e Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, foi normalizado em 80%, segundo informou a empresa Amazonas Energia. As duas cidades foram afetadas por apagão desde o dia 19, afetando cerca de 200 mil pessoas.

80% do fornecimento de energia é normalizado em Iranduba e Manacapuru – Imagem: Divulgação

“A Distribuidora está realizando alívio de carga de 4 MW, o que corresponde a 20,83% de revezamento de carga somente na cidade de Manacapuru”, informou por meio de nota. A a expectativa de regularização total do fornecimento de energia é até o fim desta semana.

De acordo com a concessionária, foram instalados 80 grupos geradores para as duas localidades, sendo 51 unidades na UTE de Iranduba, com capacidade para geração de 40 MW, e 29 máquinas na UTE de Manacapuru que irão gerar 25 MW, totalizando 60 MW para os dois municípios.

Ainda de acordo com a empresa, um grupo gerador de 300 kVA foi instalado no hospital da cidade de Iranduba e outro de 175 kVA, em um dos poços do sistema de abastecimento de água. No município de Manacapuru, também foi instalado um grupo gerador de 300 kVA no hospital da cidade, outro de 600 kVA no sistema de abastecimento de água e um de 450 kVA, no Fórum de Justiça.

Segundo a empresa Amazonas Energia, houve uma ruptura do cabo de transmissão subaquático que levava energia elétrica da Ponta do Ismael, em Manaus, para a Ilha do Camarão, em Iranduba. Os engenheiros descobriram que o cabo foi danificado a 1.563 metros da margem de Iranduba, na profundidade de 53 metros. O cabo possui 4.153 metros de comprimento, entre os dois pontos.

Comentários