Notícias
Trump diz que “Brasil é um dos piores países da Terra” e ‘péssimo parceiro comercial’
Nesta quinta-feira (14/8), durante coletiva na Casa Branca Donald Trump classificou o Brasil como “um parceiro comercial horrível” e acusou o país de impor “tarifas enormes” contra produtos americanos. O ex-presidente dos EUA também voltou a defender Jair Bolsonaro, chamando-o de “homem honesto” e vítima de perseguição política.
Sobre as tarifas aplicadas a países da América Latina e à aproximação deles com a China, principalmente após a medida, Trump afirmou que não está preocupado e voltou a atacar o Brasil com mentiras mesmo diante da imprensa, Trump mentiu e dizendo que o Brasil torna comércio com EUA difícil por causa das tarifas brasileiras. Porém a verdade é que nos últimos 16 anos, os Estados Unidos tiveram 90 Bilhões de dólares de superávit comercial com o Brasil.
Já o Brasil tem déficit na relação comercial com os Estados Unidos desde 2009, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em 2024, considerando produtos e serviços, o déficit foi superior a US$ 28 bilhões.
“Nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos anos. Um dos piores países da Terra para isso. Eles cobraram tarifas enormes e tornaram muito difícil fazer qualquer coisa”, disse Trump.
Chantagem de Trump
Ao anunciar o tarifaço de 50% aos produtos brasileiros que entram nos EUA, Trump associou a medida diretamente ao julgamento no qual Bolsonaro é réu. Dois dias depois da declaração, em 17 de julho, Trump divulgou uma carta escrita para Bolsonaro, em que voltava a defender o político do PL e a criticar a Justiça brasileira.
“O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro. (…) Não é que ele seja meu amigo. Ele é alguém que eu conheço. Sei que ele representa milhões de brasileiros, são ótimas pessoas, ele ama o país e lutou muito por essas pessoas. E eles querem prendê-lo. Acho que isso é uma caça às bruxas e acho muito lamentável”, disse Trump, no último dia 15 de julho.

Imagem: Reprodução
Bolsonaro réu
De acordo com a Procuradoria Geral da União, Jair Bolsonaro liderou uma organização criminosa armada voltada a desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção.
Donald Trump, um bandido condenado que chegou à presidência dos EUA, mesmo sendo um dos prováveis nomes na lista de Epstein, afirmou que as leis brasileiras são ruins pq estão punindo o Bolsonaro. O delinquente ainda mentiu sobre tarifas.pic.twitter.com/KdJaFCrbdJ
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 14, 2025








