A Lenda da Comadre Fulozinha a guardiã das florestas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 21 de Abril de 2024

Lendas Amazônicas

A Lenda da Comadre Fulozinha a guardiã das florestas

Publicado

no

A Lenda da Comadre Fulozinha a guardiã das florestas

Uma das criaturas mais curiosas do folclore brasileiro também é uma das menos conhecidas pelo público. Diferente do Saci-Pererê, Mula Sem Cabeça, Curupira ou Boto-cor-de-rosa, a Comadre Fulozinha é mais popular no Nordeste do Brasil e atua como uma guardiã das florestas.

Fulozinha habita na Zona da Mata de Pernambuco, — mas, por vezes, pode ser vista em regiões próximas. Destemida protetora dos animais e da natureza, a entidade se assemelha com a Caipora, porém, demonstra sua furia quando confundida com a outra assombração das matas.

A versão mais conhecida da Comadre a descreve como sendo uma criança, com longos cabelos pretos e uma tendência a travessuras (algumas versões a reproduzem como uma mulher). Seus truques incluem trançar as crinas de cavalos, abrir porteiras de fazendas e desorientar caçadores com seu assobio potente.

LEIA TAMBÉM  Conheça a lenda do Tarumã

O assobio, inclusive, é um de seus maiores poderes. Enfático, ele é uma das características mais complexas da Fulozinha. Quem estiver perdido na mata e, por acaso, ouvir o som da protetora deve ficar atento. Se o barulho está perto, significa que ela está longe; se estiver longe, a guardiã estará mais próxima do que imagina.

Entretanto, para quem entra na floresta com a intenção de machucar os animais, sente a fúria da guardiã. Usando cipós como chicote, ela inflige dor para ensinar uma lição aos que desrespeitam seu lar.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Quem quiser agradar a criatura deverá dar-lhe presentes. Deixar um pote de mingau na entrada da mata é a principal atitude para fazê-la se afeiçoar pela pessoa. Outros itens incluem mel, confeitos e fumo — o que é usado para fazer com que ela desfaça os nós nas crinas dos animais.

LEIA TAMBÉM  Lenda do Açaí, uma comovente história de amor de Mãe e Filho

Origem misteriosa e crença popular

Há quem diga que Fulozinha era uma menina do período colonial. Nascida em uma família problemática, ela teria fugida para a floresta, onde morreu de desnutrição e continuou a habitar o local para cuidar de sua maior paixão: a natureza.

Existe muito mistério em torno da lenda da Comadre, parte importante do folclore brasileiro. Ela foi passada entre gerações, o que fez com que as características do mito se tornassem voláteis e adaptáveis ao contador.

“O termo ‘folclore’ é um tipo específico de fato social e cultural (os aspectos sociais, econômicos, religiosos e lúdicos se entrelaçam nas manifestações folclóricas) que diz respeito às comunidades ou grupos de pequena extensão demográfica”, explicou Silvani Aparecida Szolomicki Rocha, no artigo Cultura Popular Brasileira e Folclore na Escola (2013).

LEIA TAMBÉM  Conheça a Lenda do Muraquitã, o amuleto da Amazônia!

Uma das manifestações culturais mais fortes da lenda da Comadre Fulozinha foi passada de pais para filhos: a criatura é usada como forma de disciplinar crianças malcriadas. A história conta que a entidade não gosta de pequenos que desrespeitam os mais velhos. Em uma ocasião, ela teria colocado uma menina no telhado da própria casa após ela xingar a mãe.

Juntamente com seres temidos na crença nordestina, como a Perna Cabeluda e o Homem do Saco (Papa-figo), a Comadre Fulozinha é uma das tradições mais duradouras de estados da parte superior do país, encantando e assustando a imaginário popular há séculos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
A Lenda da Comadre Fulozinha a guardiã das florestas

A Lenda da Comadre Fulozinha a guardiã das florestas

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações