Home Notícias Política ALEAM inicia atividades voltadas à Educação Cidadã

ALEAM inicia atividades voltadas à Educação Cidadã

4 minutos o tempo de leitura
27

Com o início do ano letivo de 2022 e também a retomada das atividades presenciais em sala de aula, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Gerência de Educação Cidadã, iniciou também as atividades voltadas à Educação Cidadã para crianças e adolescentes.

ALEAM inicia atividades voltadas à Educação Cidadã – Imagem: Divulgação

Por meio de programas de Educação Cidadã, como o “Conhecendo o Legislativo”; o “Parlamento e o Estudante”, além do “Parlamento Jovem”, a Gerência está priorizando, nesta edição, a participação de escolas que ainda não integraram o programa, de acordo com a gerente de Educação Pedagógica, Cassandra Serejo.

Ela explicou que a Gerência de Educação Pedagógica está fechando o cronograma de ações para ser definido o total de escolas e municípios que participarão. “Estamos priorizando a participação de escolas que ainda não participaram. Além do “Parlamento Jovem”, temos ainda o “Conhecendo o Parlamento”, voltado às crianças e pré-adolescentes, bem como de outras instituições como grupos de idosos e o ‘Parlamento e o Estudante’, com uma abordagem voltada aos jovens do ensino médio”, afirmou.

O “Conhecendo o Legislativo” é uma iniciativa da Assembleia que visa aproximar os alunos das escolas públicas de Manaus do Poder Legislativo estadual, com a realização de palestras e visitas à sede do poder, acompanhando as sessões plenárias da Casa. O programa tem como objetivo principal despertar, principalmente nos estudantes, uma reflexão política e cidadã sobre o parlamento, a democracia e a consciência política com palestras sobre o tema e da participação em uma Sessão Plenária da Casa.

No tradicional “Parlamento Jovem”, os alunos vivenciam a rotina de um deputado estadual e do processo democrático, participando de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de duas semanas. Cada um dos 24 jovens deputados eleitos é apadrinhado por um deputado estadual. Um deles representará o Amazonas no Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

A gerente comentou sobre a satisfação de organizar as atividades. “É muito gratificante falar de um assunto tão necessário e tão importante para a nossa sociedade que é o voto consciente, as escolhas individuais e coletivas e como estas escolhas interferem na nossa sociedade e como é importante saber fazer escolhas, observar os candidatos, saber qual o papel de cada poder, o que distingue um do outro. Cada vez queremos fazer o melhor, nos superando para que atinja um público maior com uma produção de conhecimento maior também, pois isso só fortalece o nosso parlamento. A nossa missão é cidadanear!”, declarou.

Agenda

Nesta terça-feira (29), no “Conhecendo o Legislativo”, está agendada a visita da Escola Municipal Raimunda Barroso Ramires, localizada no bairro Coroado III, zona Leste de Manaus.

Os estudantes do ensino médio da escola estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte, participarão na quarta-feira (30) e quinta-feira (31) do programa “Parlamento e o Estudante”, da Aleam.

Na semana seguinte, na terça-feira (5), o “Conhecendo o Legislativo” recebe os alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Almirante Batista, localizada na Vila Buriti. A seguir começam as eleições das escolas estaduais, que participam do “Parlamento Jovem”, com a escolha do representante das escolas Estaduais Maria do Céu Vaz D’Oliveira e Almirante Batista, na tarde da quarta-feira (6) e quinta-feira (7), respectivamente.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Política

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Roberto Cidade se reúne com lideranças para tratar de melhorias no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o …