Home Notícias Amazonas Balé Folclórico do Amazonas participa de festival na Colômbia

Balé Folclórico do Amazonas participa de festival na Colômbia

2 minutos tu consegue ler tudo sem se agoniar
31
FOTOS: Michael Dantas

Na primeira viagem internacional, companhia apresenta “A Dança do Sol” e “Cenas Amazônicas”

O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) desembarca nesta quinta-feira (18/11) na Colômbia, onde irá participar do Festival Iberoamericano de Danzas Folclóricas, com os espetáculos “A Dança do Sol” e “Cenas Amazônicas”. A primeira apresentação internacional da companhia vai acontecer na cidade de Ocaña.

Segundo a assistente de direção do BFA, Magda Carvalho, no período de isolamento por conta da pandemia de Covid-19, o grupo ganhou visibilidade por meio de projetos virtuais, o que rendeu o convite oficial para o evento, que acontece até domingo (21/11).

“É uma grande responsabilidade representar o Amazonas em um festival internacional. Estamos muito contentes em ser o Estado fora do país”, afirma a coordenadora.

Enredo 

“A Dança do Sol” é inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, conhecido por sua contribuição para o estudo da história do Amazonas. O espetáculo tem 30 minutos de duração.

Já “Cenas Amazônicas”, conforme Magda Carvalho, reúne coreografias do repertório do Balé Folclórico, com montagens que vão desde a criação do balé até o repertório atual, com músicas que valorizam o imaginário amazônico, além das danças folclóricas que enriquecem a cena com suas histórias e representatividade cultural.

“Para o Festival Iberoamericano de Danzas Folclóricas, preparamos duas esquetes do Cenas Amazônicas, de oito e dez minutos, para serem apresentadas em espaços alternativos”, adianta a assistente de direção.

Balé Folclórico do Amazonas

Criado em 2001, o BFA integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças tipicamente amazonenses. A companhia é referência em danças folclóricas e traz, nos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O repertório conta com espetáculos como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “A Dança do Sol”.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Governo do Amazonas acaba com duas festas clandestinas com cerca de 300 pessoas aglomeradas no sábadod (22)

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública…