Benefícios de inovar na região Norte do Brasil - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 13 de junho de 2024

Corporativas

Benefícios de inovar na região Norte do Brasil

Publicado

no

Benefícios de inovar na região Norte do Brasil

Sabemos que, se por um lado, a concorrência entre instituições promove a busca por inovação, por outro lado os investimentos em inovação são cada vez maiores para que uma organização de fato se diferencie diante de seus competidores. Neste cenário, uma questão que gera debate entre grandes corporações são os desafios de encontrar o melhor ambiente para aplicar o capital e obter o resultado desejado, tanto em relação aos resultados tecnológicos efetivos, como no retorno financeiro em um curto prazo.

Ao contrário do que o senso comum possa imaginar, a região Norte do país é um dos maiores polos de inovação do Brasil e é responsável pela criação de soluções tecnológicas para indústrias nacionais e internacionais. De acordo com os dados fornecidos pela PINTEC em 2014, a região gerou mais de R$119 milhões em produtos e processos que continham algum nível de inovação, fora isso, quase 1500 empresas investiram na produção de novos produtos ou atividades internas de P,D&I. Se compararmos com as grandes regiões brasileiras no período, vemos que a região Norte foi a que mais implementou algum tipo de inovação dentro das instituições (43,4%), ficando à frente do Sul (41,1%), Nordeste (37,2%) e Sudeste (33,7%).

LEIA TAMBÉM  Carros elétricos X a etanol: o que saber sobre o tema?

A fim de destacar os aspectos que mais atraem investimentos para a inovação no Norte do país, Paulo Melo, Gerente Sênior de Novos Negócios do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia , separou quatro vantagens de investir em inovação naquela região. Com presença em Manaus, e em Porto Velho e em São Paulo, o Sidia é um dos maiores institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Brasil, responsável por conceber e implementar soluções para parceiros globais. Veja abaixo:

Competitividade global: O princípio da competitividade global considera as variáveis do valor das exportações de alta e média-alta intensidade tecnológica do país e o valor total das exportações de estados. O Amazonas, por exemplo, se encontra na 2ª posição no ranking apurado pela FIEC em 2021, ficando atrás apenas de São Paulo. Essa competitividade posiciona a localidade entre as três maiores fornecedoras de produtos de média-alta tecnologia para a exportação.

Benefícios de inovar na região Norte do Brasil

Benefícios de inovar na região Norte do Brasil

Inovação em Bioeconomia: Recentemente a região Norte tem evoluído bastante no desenvolvimento de projetos de inovação focados na Bioeconomia. Aqui unimos o potencial dos elementos naturais da região com a tecnologia de ponta que permite um uso responsável das riquezas regionais.

LEIA TAMBÉM  Produção de Motocicletas Apresenta alta de 21,4% no Trimestre e Atinge Melhor Resultado em Nove anos

Desenvolvimento de startups: Aliado ao ambiente inovador local, a região Norte tem promovido o surgimento de diversos Hubs de inovação que estimulam o nascimento de startups que desenvolvem produtos a partir das potencialidades da região.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Intensidade Tecnológica: De acordo com o índice FIEC 2021, o estado do Amazonas é líder em intensidade tecnológica. Esta posição se deve à presença da Zona Franca de Manaus, onde existem várias empresas de setores de alta e média-alta tecnologia. as quais absorvem grande parte da mão de obra local, mas também criam incentivos para a mão-de-obra de outros locais do Brasil e do mundo para migrarem para a região.

Sobre o Sidia:

Fundado em 2003, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um dos maiores institutos de PD&I do país e responsável por implementar soluções tecnológicas inovadoras para o mercado local e global. O Sidia é referência no desenvolvimento de tecnologias focadas em 5G, IoT, Inteligência Artificial, VR/AR, Softwares Embarcados, Automação Industrial, Visão Computacional, entre outros. Atua em diversos setores como Indústria 4.0, Saúde e Varejo, criando novas tendências e oportunidades de negócios.

LEIA TAMBÉM  Abertas inscrições para curso gratuito de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo

Com três sedes em Manaus (AM) e uma em São Paulo, o time do Sidia é formado por mais de 1.200 profissionais engajados com a inovação, composto por especialistas de diferentes formações intelectuais e culturais, além de infraestrutura de ponta.

Sidia / Foto : Divulgação

Sobre o Manaus Tech Hub: O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores. Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.

Manaus Tech Hub

Manaus Tech Hub

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações