Canção cantada por Bruno Pereira na floresta é explicada por líder indígena - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Brasil

Canção cantada por Bruno Pereira na floresta é explicada por líder indígena

Publicado

no

O vídeo do indigenista Bruno Pereira entoando uma canção indígena durante uma expedição em 2019 viralizou no mundo inteiro na última semana. Ele aparece descontraído em meio à floresta, enquanto o canto é acompanhado por vozes de outros integrantes.

Amigo do servidor da Funai Bruno Pereira, a quem se refere como irmão, o presidente do Conselho Distrital de Saúde dos Kanamari, Aldair Kanamary, revela a música cantada pelo indigenista em meio à floresta, durante expedição em 2019, era a história de uma mãe arara chamando seus filhotes na porta do ninho para lhes dar comida no bico.

A canção é uma das muitas compostas pelos próprios indígenas para o ritual da ayahuasca (chá medicinal), que a etnia, conhecida por ter fortes raízes mitológicas, mantém como tradição há milhares de anos. A cada ritual, novas composições são acrescidas ao acervo das aldeias.

A canção, que era uma das que o indigenista mais gostava, faz parte de uma coletânea gravada em CD pelos Kanamari, que ganharam o Prêmio Cultura Indígena. Em 2013, aconteceu o IV Encontro de Lideranças e V Festival Cultural Kanamari, quando foi lançado o álbum duplo Tüküna Nawa Waik – Musicalidade Kanamari. O encarte apresentado pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) é um trabalho minucioso de transcrições, traduções e textos sobre os cantos e rituais da etnia.

LEIA TAMBÉM  Médicos supostamente cortam cabeça de recém-nascida durante cesariana

Canção cantada por Bruno Pereira na floresta é explicada por líder indígena – Imagem: Divulgação


Bruno, que considerava os Kanamari como sua família, participou de muitos desses rituais da ayahuasca, que para os indígenas é momento em que o futuro se revela a eles e também quando podem fazer contato com parentes distantes e ancestrais. Para o servidor da Funai, segundo Aldair, era uma forma também de se manter em contato com a família quando estava longe de casa ou participava de alguma expedição na Amazônia. O líder Kanamari diz que o servidor da Funai era uma pessoa extremamente doce e comprometida com os indígenas e os tratava como irmãos. Para eles, diz Aldair, era um protetor.

– Estamos devastados e sem rumo. Ele era a mãe arara que nos dava comida no bico. O Bruno não era um homem branco que chegava aqui para nos observar ou para nos ensinar. Ele gostava de se misturar com a gente, nos tratava como irmãos, comia a nossa comida, dormia como nós dormimos. Ele era um de nós apesar de ser branco, alto e barbudo. Às vezes, quando eu encontrava com ele na cidade, ele dizia que estava com saudade. Saudade da nossa popeca, que é um peixe enrolado em folhas que fazemos na fogueira. Ele era especial demais – diz Aldair, que acompanha os desdobramentos das buscas e informa que há indígenas Kanamaris envolvidos na operação que acontece na região do Vale do Javari para tentar localizar o paradeiro de Bruno e do jornalista inglês Dom Phillips, ambos desaparecidos desde domingo (05/06).

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Segundo Aldair, desde que ouviu a música pela primeira vez, Bruno decorou a letra e passou a cantá-la, inclusive levando-a para outras aldeias, promovendo um intercâmbio cultural espontâneo entre as tribos. Era por isso que ele entoava a canção durante a expedição em que estava acompanhado por Korubos. Bruno, que chegava a passar dez dias com os Kanamari na floresta, costumava dizer para Aldair que ele era um deles.

LEIA TAMBÉM  Após pagar sua faculdade juntando latinhas, Catadora vai à formatura carregando-as simbolicamente

– Ele protegia a todos. Mas os Kanamari têm uma cultura muito festiva, musical, estamos em contato com os homens brancos desde o período de exploração dos seringais. Muitos de nós falam português, o que também facilitava o nosso contato. Nós perdemos nosso grande protetor – diz Aldair, que é a voz da música “Wahanararai wahanararai/marinawa kinadih/hih hih hih”, do CD dedicado à musicalidade dos Kanamari. A música começa com uma onomatopeia, uma imitação do que seria o canto da mãe arara.

O indigenista e professor Sanderson Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas, ajudou a desvendar o significado da canção. Ele estuda há anos as etnias da região. Ele explica que a música Kanamari reflete a forma como a etnia – e por conseguinte Bruno – vê a natureza. Sanderson conta ainda que, no início dos anos 2000, Bruno Pereira começou a fazer uma série de visitas a povos originários e teve papel importante na produção do CD com as músicas. Esse movimento, lembra, foi acompanhado de perto por vários indigenistas.

LEIA TAMBÉM  Sulistas que haviam feito paródia xenofóbica contra os Amazonenses peidam na farofa e pedem desculpas em novo vídeo

Penso que o Bruno faz parte de um grupo (indigenistas) que chega em Atalaia com uma outra perspectiva indigenista. Havia muito indigenismo marcado pelos conflitos de demarcação de terras, ligado à política de garantia de terras. O Bruno e outros colegas começam a ter uma percepção de que indigenismo é também estar na aldeia, é aprender mais sobre os indígenas, como eles vivem, o que fazem. Isso também faz parte do indigenismo mais tradicional, mas talvez não fosse a marca principal dessa geração antes do Bruno. O Bruno faz parte desse novo movimento, ele vai para lá, aprende as músicas, não sei se já era ayahuasqueiro, mas ele passa a tomar ayahuasca com os indígenas. Os Kanamari fazem o ritual. Inclusive no protesto que fizeram (pelo desaparecimento do Bruno e do Dom, em Atalaia do Norte, ontem (14/06), eles cantam a mesma música do vídeo – observa.

Canção cantada por Bruno Pereira na floresta é explicada por líder indígena – Imagem: Divulgação

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por No Amazonas é Assim (@noamazonas)

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações