Publicado
3 anos atrásno
O compositor do Boi Garantido, Rafael Marupiara, segue internado em tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada pelos familiares do artista nesta quinta-feira (7).
Rafael Marupiara está internado no Hospital São Lucas, localizado na rua Comendador Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul de Manaus, desde a madrugada do dia 31 de dezembro de 2020.
Ele apresentou saturação baixa e comprometimento pulmonar devido as complicações causadas pela Covid-19. Por isso, ele precisou ser intubado para dar continuidade ao tratamento, e o estado de saúde do compositor é grave.
“Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que têm nos ajudado nesse momento difícil, obrigada pelas orações, palavras de conforto e de positividade. Rafael é forte e vai vencer essa batalha. Nós cremos na misericórdia divina e que Deus por meio de todos os profissionais de saúde, está operando o milagre”, disse a família de Rafael Marupiara por meio de nota nas redes sociais.
A família de Rafael Marupiara pediu orações em prol da sua saúde. “Pedimos a todos que amam, conhecem e admiram o Rafael, orem por ele, orem por todos que hoje encontram-se acometidos por essa terrível doença”, conclui.
Além de Rafael, outros artistas do Boi Garantido também testaram positivo para Covid-19, entre eles: os levantadores de toada David Assayag e Márcia Siqueira, os compositores Enéas Dias e Rubens Alves, e a coordenadora de vocais, Roci Mendonça.
Em mais de 10 anos de carreira, Rafael Marupiara é autor de toadas consgradas do Boi Garantido, como “Matawi-Kukenan”, “Apocalipse Yanomami”, “O Vaqueiro”, “Fantástica Amazônia” e agora com a toada “Kamarãpi”. O artista vinha preparando novas obras para a temporada de 2021.
Além de compositor, ele também atua como professor de Geografia, sendo formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Números
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou no boletim divulgado na última quarta-feira (6) aponta que foram registrados 2.192 novos casos de Covid-19, totalizando 207.092 casos da doença no estado, sendo 85.728 em Manaus e 121.364 no interior.
Hoje em dia o Amazonas tem 1.210 pacientes internados, sendo 797 em leitos (295 na rede privada e 502 na rede pública), 391 em UTI (140 na rede privada e 251 na rede pública) e 22 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.
A Prefeitura de Manaus registrou, nas últimas 24 horas, 36 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 25.905 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de Saúde, o que corresponde a 12,51% dos casos confirmados ativos.
Sou repórter, comediante Stand Up e apaixonado pelo regionalismo Amazônico. "Onde tiver uma fuleragenzinha, ali eu estarei"
Pesquisa aponta que 85,3% dos manauaras nunca foram ao Bumbódromo durante o Festival Folclórico de Parintins
A Eleição do Garantido e a Tática Controversa da Chapa 20 no WhatsApp
Batuqueiro do Garantido morre após ser atingido com uma forte descarga elétrica enquanto preparava aniversário da filha
A mudança da Estrela do Boi Bumbá Caprichoso da bunda para a testa em 1996
Parintins 2023: Na segunda noite, Garantido faz história e foca na diversidade como mecanismo para manutenção da vida
Cunhã Poranga do Garantido paga peitinho no Bumbódromo e povo aplaude sua performance!