Comunidade da Missão em Tefé

153

O Centro de Espiritualidade P. Cl√°udio Poullart des Places √© localizado numa Comunidade chamada de ‚ÄėMISS√ÉO‚Äô. Este nome se deve ao fato de que foi aqui neste local que come√ßou a Miss√£o dos Espiritanos em Tef√© fundada por P. Xavier Libermann em junho de 1897. Na boca do Rio Tef√©, a ‚ÄėMiss√£o‚Äô foi estrategicamente localizada para servir todos os mission√°rios do Alto Solim√Ķes.

Comunidade da Missão em Tefé
Comunidade da Missão em Tefé

A ‚ÄėMiss√£o‚Äô abarca tr√™s pontos principais:

  • A Casa da Miss√£o constru√≠da em 1954 por irm√£os holandeses, exatamente no lugar onde estava antes a primeira casa, constru√≠da em 1897-1898, pelos primeiros espiritanos (franceses, sui√ßos e alem√£es).
  • A Igreja da comunidade local e da par√≥quia da Miss√£o (com 60 comunidades ribeirinhas) cuja constru√ß√£o foi iniciada em 1924 pelo Ir. Arist√≥bulo L√ľlsdorf e foi conclu√≠da somente em 1952. A igreja √© dedicada ao Divino Espirito Santo.
  • O Cemit√©rio espiritano com sepulturas de confrades, desde o in√≠cio da miss√£o espiritana na Amaz√īnia (1885).

O Centro de Espiritualidade se encontra a cerca de 40 minutos de barco da Cidade de Tefé. No momento é acessível apenas pelo rio, mas já está encaminhada uma futura estrada saindo de Tefé para servir a localidade.

Este Centro de Espiritualidade foi institu√≠do com este nome no ano 2003, pelo tricenten√°rio Espiritano e o pouco mais do que centen√°rio dos espiritanos em Tef√©. Tem como objetivos servir √†s par√≥quias e aos agentes pastoral (padres, di√°conos, religiosos (as) e leigos) da regi√£o como casa de encontros, estudos e retiros e a transmiss√£o do Carisma Espiritana aos leigos e vocacionados que nos procuram. Ele fica ao lado da Igreja matriz da grande par√≥quia ribeirinha do Divino Espirito Santo da Miss√£o. A partir de 2003 a casa foi recuperada totalmente sob a supervis√£o dos Padres Ant√Ķnio Jansen e Altino Fafi√£es, pois se encontrava em ru√≠nas.

Com a recuperação da casa, iniciou-se um processo de a dar a conhecer às Prelazias e Dioceses vizinhas. Neste momento a casa é bastante requisitada principalmente aos fins de semana.

Coment√°rios