Comunidade da Missão em Tefé

180

O Centro de Espiritualidade P. Cláudio Poullart des Places é localizado numa Comunidade chamada de ‘MISSÃO’. Este nome se deve ao fato de que foi aqui neste local que começou a Missão dos Espiritanos em Tefé fundada por P. Xavier Libermann em junho de 1897. Na boca do Rio Tefé, a ‘Missão’ foi estrategicamente localizada para servir todos os missionários do Alto Solimões.

Comunidade da Missão em Tefé
Comunidade da Missão em Tefé

A ‘Missão’ abarca três pontos principais:

  • A Casa da Missão construída em 1954 por irmãos holandeses, exatamente no lugar onde estava antes a primeira casa, construída em 1897-1898, pelos primeiros espiritanos (franceses, suiços e alemães).
  • A Igreja da comunidade local e da paróquia da Missão (com 60 comunidades ribeirinhas) cuja construção foi iniciada em 1924 pelo Ir. Aristóbulo Lülsdorf e foi concluída somente em 1952. A igreja é dedicada ao Divino Espirito Santo.
  • O Cemitério espiritano com sepulturas de confrades, desde o início da missão espiritana na Amazônia (1885).

O Centro de Espiritualidade se encontra a cerca de 40 minutos de barco da Cidade de Tefé. No momento é acessível apenas pelo rio, mas já está encaminhada uma futura estrada saindo de Tefé para servir a localidade.

Este Centro de Espiritualidade foi instituído com este nome no ano 2003, pelo tricentenário Espiritano e o pouco mais do que centenário dos espiritanos em Tefé. Tem como objetivos servir às paróquias e aos agentes pastoral (padres, diáconos, religiosos (as) e leigos) da região como casa de encontros, estudos e retiros e a transmissão do Carisma Espiritana aos leigos e vocacionados que nos procuram. Ele fica ao lado da Igreja matriz da grande paróquia ribeirinha do Divino Espirito Santo da Missão. A partir de 2003 a casa foi recuperada totalmente sob a supervisão dos Padres Antõnio Jansen e Altino Fafiães, pois se encontrava em ruínas.

Com a recuperação da casa, iniciou-se um processo de a dar a conhecer às Prelazias e Dioceses vizinhas. Neste momento a casa é bastante requisitada principalmente aos fins de semana.

Comentários