Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Manaus

Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus

Águas de Manaus traçou estratégias que consideraram diversos cenários na capital, com interligação de sistemas, disponibilização de balsas e rebaixamento de bombas de captação.

Publicado

no

Seca histórica: planos de ação evitaram desabastecimento em decorrência da estiagem em Manaus / Foto : Divulgação

Neste ano, Manaus registrou a maior seca do Rio Negro em 121 anos de medição. O fenômeno representou um desafio para o sistema de abastecimento operado pela Águas de Manaus, que atende a toda a zona urbana da capital amazonense. Ao longo do segundo semestre, a concessionária implementou plano operacional considerando diversos cenários e, assim, conseguiu garantir o abastecimento da cidade.

As bombas de captação de água em operação na cidade foram reforçadas. Seis balsas com capacidade de flutuação de 300 toneladas, cada, receberam sistemas auxiliares de captação. Os equipamentos de grande porte permitiram a instalação de motores e bombas que garantem a captação de água, independente do nível do Rio Negro.

“O período de verão amazônico de 2023 trouxe muitos desafios e variáveis até então desconhecidas por todos. Nos deparamos com a pior vazante, não somente do Rio Negro como também de todos os rios que compõem a bacia amazônica, aliada a elevadas temperaturas recordes. Tais características criam um cenário desafiador ao abastecimento de água, mas Manaus conseguiu passar por esse período garantindo água de qualidade nas torneiras dos manauaras”, avalia o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.

LEIA TAMBÉM  Empresário é detido por agentes do Detran-AM por descumprir decisão judicial

Mais de 100 profissionais, incluindo engenheiros, técnicos, mergulhadores, marinheiros, soldadores, montadores, encanadores, eletricistas, mecânicos, entre outros trabalhadores atuaram diretamente nessa operação especial. O processo foi acompanhado também pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). “A Ageman esteve em algumas ações preventivas da concessionária durante a vazante. Todas essas ações foram de grande relevância para garantir a regularidade e a qualidade do abastecimento de água em nossa cidade”, afirma o diretor-presidente da Agência, Elson Andrade.

Seca histórica: planos de ação evitaram desabastecimento em decorrência da estiagem em Manaus / Foto : Divulgação

Seca histórica: planos de ação evitaram desabastecimento em decorrência da estiagem em Manaus / Foto : Divulgação

Equipes especializadas monitoraram os níveis da vazante e a variação de temperatura diariamente. O Centro de Controle Operacional (CCO) também segue em alerta, 24 horas por dia, controlando os níveis de água nos reservatórios, para que todos estivessem sempre aptos a abastecer a população de Manaus. As soluções desenvolvidas dentro do pacote preventivo para o período de estiagem foram agregadas ao sistema de abastecimento de Manaus, elevando a segurança operacional do serviço.

LEIA TAMBÉM  Food Trucks, Food Bikes e restaurantes realizam festa de Halloween

Captação de água

Todos os dias, mais de 700 milhões de litros de água são captados do Rio Negro e passam por tratamento e controle de qualidade, antes de chegarem às torneiras da população. Nos últimos anos, obras de implantação de mais de 200 quilômetros de rede de abastecimento em áreas vulneráveis garantiram a universalização do serviço de abastecimento de água. A Águas de Manaus acompanha o crescimento da cidade, com obras para regularização e distribuição em locais que passaram recentemente por regularização fundiária.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A concessionária também realiza investimentos para a modernização do sistema, com tecnologias de combate a fraudes. Com isso, já se vê uma significativa redução no número de perdas de água por mau uso e ligações irregulares – nos últimos cinco anos, a concessionária conseguiu reduzir o nível de perda de água na cidade em mais de 20 pontos percentuais, saindo da casa dos 74,7%, em 2018, para os atuais 56%.

Seca histórica: planos de ação evitaram desabastecimento em decorrência da estiagem em Manaus / Foto : Divulgação

Seca histórica: planos de ação evitaram desabastecimento em decorrência da estiagem em Manaus / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações