Conheça 7 benefícios do Abiu

589

O Abiu, em tupi-guarani significa “fruta com ponta”, é nativo da Amazônia Central e é conhecido por outros nomes: abiu-piloso, pêssego-do-mato, grão-de-galo, cabo-de-machado e curiola.

Pertencente à família das Sapotáceas, a mesma do sapoti, o abiu é conhecido desde a chegada de Cristóvão Colombo às Américas do Sul e Central. Tem formato oval, alongada ou esférica com casca lisa amarelada. Sua polpa é translúcida, branca leitosa ou amarela com uma ou quatro sementes pretas.

Conheça 7 benefícios do Abiu – Imagem: Divulgação

No Brasil, a fruta é cultivada em quase todo o país, porém, sua maior popularidade é na região Norte, principalmente no Amazonas, a comercialização da fruta é comum em semáforos, feiras e mercados de Manaus. Tammbém é cultivada no Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Costa Rica, Panamá, Nicarágua e nas Guianas.

ABIU: PARA QUE SERVE?
Rica em nutrientes, o abiu despertou o interesse dos nutricionistas. A fruta amazônica é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, cálcio, ferro, entre outros importantes componentes. Outro fator que chama atenção é a quantidade de água: 88% da fruta. Pesquisadores também estão impressionados com o poder de prevenção e combate a várias doenças.

Boa para problemas respiratórios
Um dos principais benefícios do abiu é evitar e combater problemas respiratórios. O poder da fruta melhora resfriados, gripes, bronquite e até mesmo pneumonia. O responsável por tudo isso? A vitamina C que fortalece a imunidade. Comer a polpa da fruta cozida com água e um pouquinho de sal é indicado para casos de problemas crônicos nos pulmões.

Melhora dores de ouvido
Fazer compressas do chá de abiu cozido trata infecções nos ouvidos, como a otite. Molhe uma gaze e posicione no ouvido e deixe agir até esfriar. É possível ainda pingar 2 gotas o azeite do caroço da fruta.

Ameniza o terçol
O terçol é uma bolinha vermelha parecida com uma espinha que surge nas glândulas nas pálpebras. O abiu fruta também pode amenizar os sintomas dessa inflamação. Para isso, pingue 1 ou 2 gotas do chá uma vez por dia.

Combate a anemia
Os casos de anemia quase sempre são ligados a falta de ferro no organismo. Como o abiu é fonte de vitamina C que facilita a absorção do ferro, seu consumo é importantíssimo para evitar e combater anemia. Beber o suco diariamente é super indicado nesses casos.

Trata problemas intestinais
As fibras fazem o intestino funcionar regularmente, enquanto o chá do abiu é ótimo para diarreia. No caso do chá, você aproveita mais se não adoçar a bebida. O leite viscoso também é utilizado para problemas intestinais, mas integrado na fórmula de medicamentos.

Pele e cabelos mais saudáveis
Outro dos benefícios do abiu é manter a saúde da pele e cabelos. A vitamina C é um antioxidante, ou seja, remove toxinas do organismo. Sem impurezas, a pele fica livre de espinhas e manchas e os cabelos mais sedosos. Você pode fazer compressas com o chá frio na pele duas vezes por semana. Para os cabelos, experimente colocar a polpa do abiu no creme de hidratação.

Ajuda a emagrecer
Cheio de fibras e com apenas 47 calorias, o abiu fruta adia a saciedade. Quem precisa emagrecer tem na fruta uma alternativa saudável e gostosa.

O abiu deve ser comido quando estiver maduro com a casca amarelada. O consumo fora dessas condições não é recomendável, devido ao leite viscoso que sai da casca que gruda nos lábios, com forte sabor e que causa queimação estomacal. Com a fruta pode ser feito suco, geleias, sorvetes, licores, bolos, doces e molhos. Postaremos uma série de receitas com a deliciosa fruta, Abiu.

Conheça 7 benefícios do Abiu – Imagem: Divulgação

Comentários